Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 20 de junho de 2011

AMANTES (Two Lovers)



AMANTES (Two Lovers) EUA, 2008 – Direção James Gray – Elenco: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw, Isabella Rossellini, Elias Koteas, Moni Moshonov – 110 minutos.

James Gray filma o embate entre o que é arraigado e o que precisa ser destruido, entre o compromisso e o voo livre, entre a porralouquice e o cerco do que é comum.
Leonard, personagem de Joaquin Phoenix em AMANTES, é o mais desajustado entre os desajustados de Gray. O que mais tem dificuldades em se libertar da rede doméstica, apesar de ser o que mais visivelmente se incomoda com ela. Enquanto ele não romper os laços com seus pais, com quem divide um apartamento, não saberá exercer sua individualidade. Não é uma pessoa comum, mas um homem sensível, que se abate muito facilmente, e por isso ao mesmo tempo que precisa do conforto familiar, o repele, pois sente que essa dependência é castradora. Ele se apaixona pela vizinha, interpretada por Gwyneth Paltrow, que tem um amante casado. Mas sua família aprova as investidas da filha (Vinessa Shaw) de um negociante que pode melhorar a situação econômica de todos. A rede na qual está enrolado é difícil de se desvencilhar, ainda mais com a insegurança tremenda que ele sente.

Não há como negar a pungência desse grande filme, a dor dos momentos mais líricos, a força do olhar dos atores, especialmente de Joaquim Phoenix (ator que já havia trabalhado com Gray nos dois filmes anteriores do diretor, aqui no papel de sua vida) e Vinessa Shaw. Captar esses olhares pode até parecer fácil para um espectador comum. Mas você não os vê em mais do que cinco ou seis filmes por ano, sendo otimista. É algo que só pode ser almejado por alguém que pretende, primeiramente, tocar nossas emoções, sem se fazer de esperto, sem estar na moda, sem preocupação alguma com tendências como o dogma ou do cinema independente americano, que emula Godard ou Cassavetes.

Esse filme extraordinário lançado no Brasil em 28/08/2009 é um belíssimo drama romântico e tem uma premissa que lembra um famoso poema de Drummond. Aqui, Sandra ama Leonard, que ama Michelle, que ama Ronald, que não a ama o suficiente para abandonar a esposa e filho e ficar com ela. E todos sofrem por isso. AMANTES (Two Lovers) narra o embate entre a conformidade e a rebeldia, assim como deixa entrever um embate entre o cinema clássico e o moderno. O clássico vence no final, obviamente. O espectador irá saber quem será o vencedor do outro embate, em uma das cenas finais mais tocantes em muito tempo. É um dos filmes mais belos do ano!! Absolutamente tocante e obrigatório!!



EM SETEMBRO - OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS, na minha modesta opinião!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário