Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A DUQUESA (The Duchess)



A DUQUESA (The Duchess) Inglaterra/França/Itália, 2008 – Direção de Saul Dibb – Elenco: Keira Knightley, Ralph Fiennes, Dominic Cooper, Charlotte Rampling, Hayley Atwell – 110 minutos.

Ambientado na Inglaterra de 1780, uma época machista e conservadora, a bela e ingênua Georgiana (Keira Knightley) aceita a proposta de casamento do bilionário Duque de Devonshire (Ralph Fiennes), sem sequer conhecê-lo muito bem. Afinal, trata-se do homem mais poderoso do Reino Unido e até a mãe da moça (Charlotte Rampling) empurra sua filha para o “partidão”. O Duque, por sua vez, não é nenhum primor de requinte, mas é perfeitamente claro em suas convicções: o casamento só lhe interessa para gerar um herdeiro masculino para sua riqueza. A partir daí, Georgiana vive um casamento infeliz; enfrenta a hipocrisia da sociedade; é obrigada a manter as aparências a qualquer custo; tem que aceitar as amantes, traições, desilusões etc... Tudo com uma direção precisa do inglês Saul Dibb, neste que é apenas o seu segundo filme para cinema. O primeiro foi BULLET BOY, ainda inédito no Brasil.

Dibb opta por uma direção sóbria e conta sua história de forma clássica e tradicional, tão clássica e tão tradicional quantos os costumes que ele relata em seu filme. Fotografia esplêndida explorando os tons quentes das luzes de velas, locações exuberantes pela Inglaterra, figurino luxuoso e momentos silenciosos e calmos para provocar a reflexão do espectador.

O sofrimento, por exemplo, base de boa parte da história, é 100% causado pela ignorância e pela intolerância humanas. Diferente de outros filmes do gênero, não há uma única doença, uma única guerra, um único tiro ou acidente que contribua para tanta tristeza e humilhação. Tudo é fruto direto da prepotência do homem. Georgiana é uma personagem adiante do seu tempo, inteligente demais, simpática demais, perspicaz demais e até política demais para viver sua plenitude em meio a tantas normas e tradições machistas.

Ao mesmo tempo, percebe-se no ar a chegada de novos tempos, de uma provável revolta que mudaria tudo, mesmo porque a ação é ambientada 15 anos antes da Revolução Francesa. Uma mudança tão grande no comportamento social que forjaria os padrões para um homem mais livre, uma mulher mais livre. A DUQUESA é baseado em uma história real e, toda produção foi realizada com mestria e competência, apresentando um espetáculo de grande impacto e beleza magnetizante. As filmagens ocorreram entre 17 de setembro e dezembro de 2007. Uma instigante história real de um opulento mundo repleto de paixão sufucante, cruel traição e exigências repressoras. Amada pela nação mas traída pelo marido, Georgiana Spencer - antepassada da Princesa Diana - a Duquesa de Devonsthire escolhe entre responsabilidade e amor. Este envolvente retrato da maior sensação da Inglaterra foi muito elogiado tanto pelo publico quanto pela crítica. Ela era exuberante. Ela era heróica. Ela era A DUQUESA. Absolutamente arrebatador!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário