Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DESEJO E PERIGO (Se, Jie / Lust, Caution) 2007



DESEJO E PERIGO (Se, Jie / Lust, Caution) EUA, China, Taiwan e Hong Kong, 2007 – Direção de Ang Lee - Elenco: Tony Leung Chiu Wai, Wei Tang, Joan Chen, Lee-Hom Wang, Chung Hua Tou, Chih-ying Chu

Ang Lee, definitivamente, percebeu que filmar histórias de amor complicadas é uma das coisas que melhor sabe fazer e, aparentemente, abandonou projetos duvidosos como HULK (2003). Sorte a do espectador, que espera sempre obras de qualidade do diretor. Depois de O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (2005), o cineasta chinês filma DESEJO E PERIGO, drama com temática parecida. O filme é ambientado na China do período da Segunda Guerra Mundial, entre as décadas de 1930 e 1940.

Numa trama que envolve o tenso cenário político da época no país, quando os chineses sofriam com o racionamento de mantimentos e a invasão japonesa, Chia Chi Wong (a estreante Wei Tang) começa a se envolver com um grupo de teatro em Hong Kong. Lá, ela conhece Min Kuang Yu (Wang Lee-Hom) e, graças a ele, passa a se envolver em causas revolucionárias. Graças aos seus talentos dramáticos, a protagonista é escalada para uma missão: ela deve se infiltrar no lar dos Yee para desmascarar o sr. Yee (Tony Leung), colaborador e espião da causa japonesa.

A protagonista de DESEJO E PERIGO envolve-se com a causa totalmente inocente e, ao lado de seus companheiros, percebe que fazer uma revolução é muito mais complicado e doloroso do que se imagina, deixando esse sentimento amargo na vida dos protagonistas. Ao mesmo tempo, eles também descobrem que a hipocrisia pode se instaurar no coração dos revolucionários. Esse filme forte e envolvente é permeado pelo pessimismo político e a falta de esperanças nos relacionamentos humanos e, no fundo, é essa a área que mais interessa a Ang Lee. Por meio da relação entre Wong Chia Chi e o Sr. Yee, o diretor desenvolve esse tipo de relação violenta, apaixonada e proibida que também mostra em O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN.

Em DESEJO E PERIGO, o cineasta volta às raízes chinesas após O TIGRE E O DRAGÃO (2000), aproximando-se dos dramas dirigidos por Wong Kar Wai, especialmente na temática relacionada a amores desencontrados, perdidos e sem esperanças, e na escolha de Tony Leung (o ator protagoniza seis filmes de Kar Wai). A fotografia de Rodrigo Prieto, que repete sua parceria com o diretor chinês após O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN, é belíssima e a direção de Ang Lee é contida e intimista, dando maior valor ao relacionamento entre os personagens principais e também sublinhando os climas de tensão envolvendo a missão do grupo revolucionário. Também merecem destaque a trilha sonora e a direção de arte, que recria com competência tanto a elegância quanto a miséria necessárias do mundo no qual os personagens transitam.

DESEJO E PERIGO ganhou o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza de 2007, além do prêmio para Melhor Fotografia, mas estreou no Brasil com muito atraso, quase dois anos depois, em 15 de maio de 2009. Uma detalhe importante, que merece ser comentado: as fortes cenas de sexo do filme foram filmadas em 11 dias. No set, somente os atores, o diretor e o responsável pelo som. Por isso, elas se apresentam tão intimistas e naturais.



3 comentários:

  1. Hello just wanted to give you a quick heads up and let you know a
    few of the images aren't loading correctly. I'm not sure why but I
    think its a linking issue. I've tried it in two different web browsers and both show the same results.

    Here is my website :: inspectorate

    ResponderExcluir
  2. Hey I am so thrilled I found your blog page, I really found you by mistake,
    while I was researching on Digg for something else,
    Regardless I am here now and would just like to say thank you for a remarkable
    post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t
    have time to look over it all at the moment but
    I have bookmarked it and also added your RSS feeds,
    so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the superb jo.


    My site; lauwerys

    ResponderExcluir
  3. I am actually thankful to the owner of this web page who has shared this
    enormous article at at this time.

    Also visit my blog post :: preamble

    ResponderExcluir