Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 13 de agosto de 2011

O ESPADACHIM DE UM BRAÇO (Dubei Dao) 1967



O ESPADACHIM DE UM BRAÇO (Dubei Dao / One-Armed Swordsman) Hong Kong, 1967 – Direção Cheh Chang – Elenco: Wang Yu, Chiao Chiao, Chung-Hsin Huang, Pan Yin Tze, Pei-Shan Chang, Hsiung Chao, Chuan Chen, Lei Cheng – 111 minutos.

Este clássico asiático de espada conta a história de Fang Gang (interpretado por Wang Yu, uma das grandes estrelas lançadas por Chang Cheh). Seu pai morreu para salvar o mestre, que então adotou o pequeno Fang para criar e treinar. Já mais velho, ele sofria as provocações dos discípulos-irmãos por ser filho de um servente; estes acabam desafiando-o num acerto de contas que termina em tragédia. Pei-er, a filha do mestre, num gesto de raiva insensata, corta o braço direito de Fang. Delirante em sua dor, ele se afasta pela floresta, até uma ponte sobre um riacho; cambaleante, desmaia e cai num barco que ali passava naquele exato instante. Xiaoman, a moça que remava, leva Fang para casa e se passa a cuidar dele. Logo cresce entre os dois um profundo afeto e a decisão de morarem juntos e ajudarem um ao outro. A mágoa de Fang pela perda do braço e conseqüentemente de sua vida como espadachim é duramente rebatida por Xiaoman, que também perdeu o pai em sacrifício pelo mestre. Com a mãe, ela aprendeu que as artes marciais se interpõem entre o homem e sua vida, que não devem ser louvadas porque sempre acarretam morte, em geral pela obrigação de honrar preceitos e responder a juras de lealdade.



Espadachins são conhecidos por sua habilidade em manejar a espada; cortar o braço de um deles, portanto, seria selar sua morte, garantir a sua eterna aposentadoria da vida de guerreiro e do mundo das artes marciais, perdendo tudo de valor. Mas heróis existem como exceções. Logo, O ESPADACHIM DE UM BRAÇO, herói chinês retomado por Chang Cheh em alguns de seus filmes, é aquele que encontra caminhos paralelos, aquele cuja maestria supera o ordinário de uma forma incomum. Seu espírito de resistência vai além das constrições de sua situação física; ele aprende a controlar o braço esquerdo com precisão extrema, a ponto de empunhar uma espada melhor que seus adversários de dois braços. Desconfiado das artes marciais, ele procura uma vida serena, apenas perturbada quando as circunstâncias acordam seu senso de dever de usar suas habilidades adquiridas para o bem. Um grande filme, que marcou toda uma geração, fez um enorme sucesso na época do seu lançamento e é considerado o precursor dos filmes de kung fu.

Assumidamente romântico, apresentando questões relativas à relação mestre-discípulo e à moral que rege as artes marciais, opondo-a a seu eixo central, que é a relação entre o herói e sua futura mulher. Ele é todo rodado em estúdio e as batalhas envolvem apenas espadas. Um grande filme, que marcou toda uma geração, fez um enorme sucesso na época do seu lançamento e é considerado o precursor dos filmes de kung fu. Merece ser descoberto!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário