Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A VIAGEM DE CHIHIRO (Sen To Chihiro No Kamikakushi) 2001



A VIAGEM DE CHIHIRO (Sen to Chihiro No Kamikakushi) Japão, 2001 – Direção de Hayao Miyazaki –

É um dos mais deslumbrantes filmes de animação da década. É um marco na história da animação japonesa. O Japão consegue misturar o real com o surreal num espetáculo de raro valor. É um soberbo “anime existencialista” que conseguiu desbancar grandes produções hollywoodianas e outras de estilo pipoca-e-refrigerante. As cenas em que Chihiro corre entre flores, ou navega no mar que se formou à volta da casa de banhos, são de uma beleza singular. Há criaturas, no mínimo, perturbadoras e que provocam medo. Basta citar o homem cheio de braços que maneja as caldeiras, e o Deus Fedido, que carrega em seu corpo todos os detritos de um rio poluído. Há um grande paralelo entre o velho aconchegante e o novo assustador no qual a fábula se apóia.

É um dos mais belos “anime” do cinema; leve, fácil de se ver e consegue agradar toda a família. Narra a saga de uma menina frágil e comum, na faixa de 10 anos, chamada Chihiro, que se vê num lugar aparentemente hostil, e que vai descobrindo os pontos fortes de seu caráter à medida que enfrenta os obstáculos. É um mergulho assustador num mundo mágico repleto de estranhos personagens.

Considerado mais adequado para os adultos, ele encanta também muito as crianças. Ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação e o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Tudo foi criado por meio de animação convencional e com muita imaginação. Isso é muito fascinante no filme. O diretor, apelidado de “a excelência da animação”, do Japão, e o cineasta oriental mais importante da atualidade, disse que o filme passa medo em certos momentos, mas é porque a vida é assim. A VIAGEM DE CHIHIRO ultrapassa qualquer idade ou barreira de filosofia. É um belíssimo conto de fadas, bastante moderno, tocante, sensível e atemporal. Uma experiência cinematográfica literalmente inesquecível. Um filme que vai mudar para sempre a sua concepção de desenho animado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário