Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

75º Lugar - SEM DESTINO (Easy Rider) EUA, 1969



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

75º Lugar - SEM DESTINO (Easy Rider) Eua, 1969 – Direção Dennis Hopper – elenco: Peter Fonda, Dennis Hopper, Jack Nicholson, Karen Black, Robert Walker Jr., Antonio Mendoza, Phil Spector, Mac Mashourian, Warren Finnerty, Tita Colorado, Luke Askew, Bridget Fonda (criança), Justin Fonda (criança) – 95 minutos.

Indiscutivelmente é o filme que transformou Hollywood. Pode-se dizer que é aquele que virou o barco. O filme foi uma revolução em todos os sentidos: a direção surpreendente de Dennis Hopper; custou 40 mil dólares e arrecadou no primeiro ano 40 milhões; os atores pouco conhecidos; a produção de parcos recursos, enfim um filme extremamente modesto e com tudo para dar errado. Mas ele tinha um trunfo: foi feito para aquele público que adora ir ao cinema, ou seja, a faixa dos 14 aos 30 anos. A revolução jovem chegou ao cinema despida de qualquer preconceito. Tornou-se célebre pelo seu espírito libertário e alternativo do final dos anos 1960. Abordou as drogas de uma forma nunca antes mostrada no cinema O filme foi fundamental na sua época, porque contestou todo o sistema, e de fora para dentro. Mostra a rotina de dois motoqueiros que saem pelos Estados Unidos rumo ao Mardi Gras, uma espécie de Carnaval, de Nova Orleans. Peter Fonda, surpreendente numa performance memorável, faz aquele sujeito representando todo mundo que acha que a liberdade pode ser comprada, ou que pensa que a encontrou comprando uma motocicleta ou fumando maconha.



Ele é um liberal sensível e sempre acha que tudo vai dar certo. Dennis Hopper, em brilhante desempenho (ele também é o diretor), faz o lugar-tenente. Eles partem em busca de um país, como dois velhos heróis em busca da última fronteira. É a história de um homem que sai em busca da América e não consegue encontrá-la. No elenco ainda tem o consagrado Jack Nicholson, que na época ainda não era esse “monstro sagrado” dos dias atuais de Hollywood. Seu magistral desempenho como o advogado bêbado lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, mas perdeu para Gig Young (no brilhante A NOITE DOS DESESPERADOS). O filme acabou sendo o responsável pela disseminação no mundo inteiro, e também no Brasil, do culto à droga, principalmente a maconha. É um filme cheio de simbolismos e isso fica claro pelas roupas das personagens. Peter Fonda com a bandeira norte-americana é um exemplo. Os hippies são mortos pelo que eles representam: a liberdade. A morte das personagens é também um pouco o fim da inocência da América.



Certa vez perguntaram a Dennis Hopper qual era a mensagem do filme e ele disse que na época das filmagens os EUA estavam explodindo com revolta de negros, estudantes, hippies, aí ele simbolizou tudo isso. Um exemplo é a moto de Peter Fonda. Outro, a máquina com o dinheiro escondido no tanque representa a própria América que pode explodir a qualquer momento. Vale ressaltar a extraordinária trilha sonora com pérolas do rock de fazer inveja. Apesar de ter sido realizado no ano em que o Oscar perdeu a sua postura conservadora, lamentavelmente não foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, uma injustiça imperdoável da Academia. Na verdade, foi um ano difícil para o Oscar, porque havia filmes supremos e maravilhosos: só para citar alguns: PERDIDOS NA NOITE (Midnight Cowboy) – o premiado – um filme igualmente ousado; OS AVENTUREIROS DO OURO, com Clint Eastwood; BUTCH CASSIDY (Paul Newman e Robert Redford); ANA DOS MIL DIAS; ADEUS, MR. CHIPPS (com Peter O’Toole); OS ANOS VERDES (com Liza Minelli); HELLO, DOLLY (com Barbra Streisand, num espetáculo fabuloso); A PRIMAVERA DE UMA SOLTEIRONA, entre outros. SEM DESTINO será sempre lembrado como um filme-verdade, contado em tom alegórico, que fala da liberdade transformada em prostituta onde todos se aproveitam dela. É DEFINITIVAMENTE O GRANDE CLÁSSICO DA CONTRACULTURA!!

2 comentários:

  1. I quite like reading through an article that can make men and women think.
    Also, thank you for allowing for me to comment!

    Feel free to surf to my blog post laucnhcast

    ResponderExcluir
  2. Genuinely when someone doesn't know after that its up to other users that they will help, so here it happens.

    Check out my web page ... lemonaid

    ResponderExcluir