Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 20 de setembro de 2011

81º Lugar - O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain) França, 2001



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

81º Lugar - O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain) França, 2001 – Direção de Jean-Pierre Jeunet – Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Lorella Cravotta, Serge Merlin, André Dussollier (narrador), Jamel Debbouze, Clotilde Mollet, Claire Maurier, Dominique Pinon, Isabelle Nanty, Yolande Moreau – 122 minutos.

Ela cuida da vida de todo mundo, mas se esquece da sua própria felicidade. O cineasta francês consagra estilo gótico e surreal nesta pérola cinematográfica que foi chamada de “dramédia”. Este foi o filme que trouxe o cinema francês de volta aos holofotes internacionais, arrebatando platéias ao redor do mundo todo. Foi assistido por mais de 20 milhões e recebeu cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Fotografia. Projeto pessoal do diretor Jean-Pierre Jeunet, que decidiu rodá-lo depois de voltar dos EUA, onde filmara ALIEN – A RESSURREIÇÃO (1997), o filme usa recursos visuais avançados e fotografia apurada, com tratamento digital, para recriar o bairro parisiense de Les Abesses, onde se passa a história da jovem Amélie.

Audrey Tauton foi escolhida para interpretar a heroína e ficou tão conhecida pelo papel que as pessoas começaram a procurá-la para realizar pedidos difíceis. “De um dia para o outro, passei a ser observada por todas as pessoas em volta de mim, na rua, no metrô, nos restaurantes. É extremamente esquisito ser olhada o tempo todo. É muito duro também receber todo tipo de solicitações, desde ir à inaugurações até escrever uma carta ao papa, para pedir que alguém seja canonizado”, disse a atriz, na época do lançamento. Apesar disso, ela afirma que nunca se arrependeu de fazer o filme. Nem o diretor esperava tamanho sucesso e repercussão: “Eu dirigi o filme por prazer, não achava que tocaria tantas pessoas”. Jeunet afirmou que sempre sonhou em “fazer um filme a que todo mundo assistisse”. Com O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN, ele conseguiu realizar seu desejo.



O filme viajou para tantos países quanto o gnomo de jardim que “envia” fotos ao pai da protagonista durante sua saga para fazer o bem pelas pessoas. Esta obra-prima foi concebida para encantar e saciar os sentidos do espectador. Cineasta autodidata afeito ao onírico e ao plástico desde os tempos em que estreou em parceria com o pintor Marc Caro com DELICATESSEN, Jean-Pierre Jeunet enche aqui olhos, ouvidos e neurônios com uma dose colossal de informações, consagrando de vez seu estilo gótico e surreal. As cores belas e intensas são muitas, em fascinantes e voluptuosos movimentos de câmera e apurado tratamento digital; a trilha sonora “de carrossel” de Yann Tiersen faz oposição ao adágio para cordas de Samuel Barber; o ritmo frenético alucina a história; e a química entre os atores Audrey Tauton, como a carismática personagem-título, e Mathieu Kassovitz, como Nino Quincampoix, conquista empatia.

Boa parte da fama da obra, porém, deve ser creditada a Tauton, cujo jeito faceiro e “mignon”, num cruzamento de Audrey Hepburn com Anouk Aimée, combina à perfeição com o clima de conto de fadas, que é incrementado ainda pela narração em “off” do ator André Dussollier. O mundo de Jeunet é envolvente e imprevisível, absurdamente francês e feito de inúmeras reminiscências biográficas. Seu grande feito como artista, portanto, é transformar este caldeirão de idéias e referências num espetáculo de tranqüila degustação. O projeto deu certo, tanto que Jeunet voltou a se associar com Tauton no elogiado ETERNO AMOR (2004). Brilhante, engraçado e envolvente como a vida. É uma das mais inesquecíveis realizações do cinema. Recomendado e obrigatório!!

3 comentários:

  1. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up!
    I'll go ahead and bookmark your site to come back later on. Many thanks

    Feel free to surf to my web blog :: stilettos

    ResponderExcluir
  2. Hello, I enjoy reading all of your article. I like to write a little comment to support you.


    Also visit my web page simco

    ResponderExcluir
  3. Hey! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization?

    I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing
    very good gains. If you know of any please share. Thank you!



    Stop by my page :: linehan

    ResponderExcluir