Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 11 de setembro de 2011

90° Lugar - ALEMANHA, ANO ZERO (Germania, Anno Zero) Itália/Alemanha, 1947



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

90º Lugar - ALEMANHA, ANO ZERO (Germania, Anno Zero) Itália/França/Alemanha, 1947 – Direção Roberto Rossellini – elenco: Edmund Moeschke, Ingetraud Hinze, Franz-Otto Krüger, Ernst Pittschau, Erich, Gühne, Hans Sangen – 78 minutos.

É uma das obras máximas do Neo-Realismo italiano e do diretor. Um drama impactante com um dos finais mais célebres da história do cinema. Utilizando atores não profissionais, o filme conta uma história cruel e difícil, numa época em que assuntos como a miséria e a devastação provocada pelas guerras ainda não eram abordados com tanta crueza.

Rossellini conta sua história, passada na Berlim do pós-guerra, ocupada pelo exército norte americano, onde um garoto procura sustentar seus irmãos e o pai doente. O cineasta não enfeita a realidade de uma nação destruída física e moralmente. Esse belíssimo filme é a última parte da chamada "trilogia da guerra", formada ainda por ROMA, CIDADE ABERTA e PAISÀ.



O filme acentua o projeto de desdramatização do cinema de Rossellini, que culminaria em VIAGEM À ITÁLIA cinco anos depois. Ao contrário de outros relatos sobre a infância em meio à guerra (ADEUS MENINOS, ESPERANÇA E GLÓRIA, IMPÉRIO DO SOL são alguns deles), este não versa sobre o processo de amadurecimento do protagonista, pois para o cineasta não existe esperança ou sobrevivência nesta situação limite. Um filme obrigatório, contundente e imortal!!

Um comentário:

  1. Hello! Would you mind if I share your blog with my myspace group?
    There's a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Many thanks

    my site: lokken

    ResponderExcluir