Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

52º Lugar - TÁXI DRIVER (Motorista de Táxi) EUA, 1976



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

52º Lugar - TÁXI DRIVER – MOTORISTA DE TÁXI (Táxi Driver) EUA, 1976 – Direção Martin Scorsese – elenco: Robert De Niro, Albert Brooks, Harvey Keitel, Cybill Shepherd, Jodie Foster, Leonard Harris, Peter Boyle, Norman Matlock – 114 minutos.

Travis Bickle (Robert DeNiro) é um homem desencantado, perdido numa das maiores cidades do mundo, perturbado pelo ambiente que o rodeia, ainda com muitas feridas por cicatrizar da sua experiência na guerra. Travis é um homem que sonha com o dia em que alguém limpe das ruas de Nova York toda a escumalha, as prostitutas, os chulos, os traficantes de droga... Travis é um homem prisioneiro do seu próprio mundo, mas uma bomba relógio prestes a arrebentar, ansioso por "sair lá para fora e fazer algo com um verdadeiro significado". Em 1976, Martin Scorsese apresentou TAXI DRIVER ao mundo e, conseqüentemente, apresentou um dos melhores filmes já produzidos em toda a história do cinema. Um relato cru, assustador, saído do pior dos pesadelos, que assenta na solidão o epicentro de toda uma espiral de ódios, horrores e crimes. Na sua primeira colaboração com o argumentista Paul Schrader, Scorsese deu-se a conhecer em definitivo ao mundo como um dos melhores cineastas vivos, estatuto que mantém ainda nos dias de hoje, com lugar reservado entre os maiores nomes da realização.



Mas afinal, o que faz TAXI DRIVER merecer especial destaque na filmografia de um homem que tem no seu currículo obras tão marcantes como O TOURO INDOMÁVEL (1980) ou OS BONS COMPANHEIROS (1990)? Acima de tudo, ser um filme que em momento algum tem receio de virar as costas à sua personagem central, que se apresenta como alguém com quem será à partida muito difícil o espectador identificar-se. Mas a câmera de Scorsese nunca abdica de acompanhar Travis, captando o seu mundo degradante, a sua humilhação e o distanciamento deste para com o mundo 'real', seja ele representado por aqueles que passam pelo seu táxi, seja por Betsy (Cybill Shepherd), a 'mulher mais bonita' que alguma vez viu, que trabalha no gabinete de campanha de Charles Palantine, candidato à presidência. Ou por Iris (Jodie Foster), uma prostituta que Travis tenta resgatar da sua vida. À sua volta, Travis é incapaz de ver mais do que o ódio, que se encontra ao virar de cada esquina, ou mesmo refletido no retrovisor do seu táxi.



TAXI DRIVER é um filme que lida de perto com um dos grandes momentos da história norte-americana que, de formas mais ou menos evidentes, se refletiu em todos os cineastas desta geração: a Guerra do Vietnã. As suas feridas estão espalhadas por todo o filme, especialmente na personagem de Travis, que carrega consigo não só as consequências diretas da sua participação no conflito como também surge como uma imagem da própria América, à procura da sua identidade, no interior de todo um turbilhão de conflitos interiores. E não é por acaso que o discurso de Palantine refere em todas as cenas onde aparece, a problemática da guerra e apela à união das massas. Acima de tudo, é um filme que pretende ter lugar nos recantos mais obscuros na mente de um homem perturbado, e não poderia ter sido mais bem sucedido. Tudo, desde a brilhante banda sonora de Bernard Herrmann, ao trabalho de fotografia de Michael Chapman contribui para o sucesso absoluto desta obra-prima. Tudo isto surge acompanhado por um trabalho implacável de Robert DeNiro, que apesar de tudo, nos obriga a conectar com a sua personagem. Porque no fundo, o sucesso do filme está talvez naquilo que reflete em cada um de nós, pois, afinal, todos temos um pouco de Travis Bickle. Um dos mais extraordinários filmes da história do cinema!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário