Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

53º Lugar - EM BUSCA DO OURO (The Gold Rush) EUA, 1925



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

53º Lugar - EM BUSCA DO OURO (The Gold Rush) EUA, 1925 – Direção Charles Chaplin – elenco: Charles Chaplin, Mack Swain, Georgia Hale, Tom Murray, Henry Bergman, Malcolm Waite – 96 minutos.

É um dos mais tocantes filmes do cinema! A genialidade de Charles Chaplin é incontestável! Ao lado de LUZES DA CIDADE (1931), é também a sua grande obra-prima. Carlitos tenta a sorte como garimpeiro no Alasca durante a corrida do ouro em 1889. Sempre à procura de um grande amor e de aventuras, apesar do tipo trapaceiro, é um vagabundo bem-intencionado que se envolve e escapa das confusões com um imbatível ar de triunfo, pois quem leva uma vida errante não espera recompensa. Apesar dos momentos de extrema ironia, EM BUSCA DO OURO tem final feliz, praticamente o único de toda a carreira do diretor. Big Jim recupera a memória e lembra o caminho que antes o fizera achar a maior mina de ouro da região. Ele e Carlitos ficam milionários e partem num navio, onde o vagabundo reencontra Georgia (Georgia Hale), a adorável dançarina de saloon que antes não lhe dava a mínima bola e ainda o usava para provocar ciúmes no homem que amava, o valentão da cidade. Os dois acabam juntos e, até o apagar das luzes, felizes para sempre.



EM BUSCA DO OURO reúne seguramente algumas das cenas antológicas do cinema, como a da famosa dança dos pãezinhos, ou a que mostra o devaneio do bolachudo aventureiro Big Jim (Mack Swain) que, alucinado pela fome, vê Carlitos metamorfoseado em frango. A mais célebre, porém, é a do cozido das botinas de Carlitos. Com ares de gourmet, ele faz dos cordões um delicioso espaguete, das solas um fino e saboroso pássaro de caça e dos pregos seus ossinhos delicados. Carlitos e seu desmemoriado companheiro realmente comeram as botinas, feitas de alcaçuz por um confeiteiro especialmente contratado para a tarefa. Perfeccionista às raias da loucura, Chaplin fez dezenas de tomadas e mais de 20 pares de botinas saírem do forno antes de a cena ser aprovada. A mesma disciplina meticulosa envolveu as filmagens, de início realizadas nas geleiras de Truckee, e depois transferidas para Hollywood. As expressões faciais, reforçadas sempre pelo uso de maquiagem, são tão maravilhosas que fazem com que não se sinta falta das falas. Além da presença de Chaplin, o filme tem, como pontos fortes, a magnífica trilha sonora e as atuações de Mack Swain e da estreante Georgia Hale, na época com 20 anos de idade. Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Som em 1942, quando foi reeditado o filme. Com uma ironia fina, o filme trata dos conflitos de classe presentes ainda hoje. No fim da vida, Chaplin declarava várias vezes que esse seria o filme pelo qual gostaria de ser lembrado. E é o filme que o público e a crítica mais se lembram. Memorável e inesquecível!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário