Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 11 de outubro de 2011

62º Lugar - NOITES DE CABÍRIA (Le Notti di Cabiria) Itália, 1957



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

62º Lugar - NOITES DE CABÍRIA (Le Notti di Cabiria) Itália, 1957 – Direção Federico Fellini - Elenco: Giulietta Masina, Aldo Silvani, Amedeo Nazzari, François Périer, Franca Marzi, Mario Passante – 117 minutos.

Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Já no final da época neo-realista cinematográfica, Fellini mergulha na investigação psicológica de Cabíria, na qual a personagem – universal e eterna - faz uma reflexão sobre a própria vida. Ela é uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma nos anos 1950. Ingênua, sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas. A sequência vetada pela Igreja Católica na época do seu lançamento, mas já incorporada na Edição restaurada em DVD, é bem mais inocente do que a profissão da protagonista supõe. É o encontro de Cabíria com um benemérito que sai pela cidade distribuindo alimentos aos mendigos em um saco. Para a Igreja, este tipo de caridade individual pressupõe a indiferença da instituição laica frente à miséria, uma passagem mais indecente que o ganha-pão da prostituta mais comovente do cinema.



Ao analisar o drama, podemos observar que os dias e as noites de Cabíria são narrados de forma diferente. Enquanto as noites são alegres, com direito a mambo e show de ilusionismo, os dias são marcados pelas desilusões e conflitos de existência. No entanto, não se pode inferir, somente pelo título, que Cabíria é uma prostituta, apenas após assistir o filme o título adquire sentido. Giulietta Masina com seus olhos graúdos e suas interpretações faciais consegue transmitir tanta emoção que não precisaria dizer uma só palavra, neste filme extraordinariamente belo e humano. Se tivesse sido o único filme realizado por Fellini, seria suficiente para provar sua genialidade. É uma obra-prima do início ao fim e um dos melhores filmes em todos os tempos!!

Um comentário:

  1. Amazing things here. I'm very happy to look your article. Thanks a lot and I am looking forward to touch you. Will you please drop me a e-mail?

    my web blog - tenkiller

    ResponderExcluir