Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

65º Lugar - O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (Wuthering Heights) EUA, 1939



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

65º Lugar - O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (Wuthering Heights) EUA, 1939 – Direção de William Wyler – elenco: Laurence Olivier, Merle Oberon, David Niven, Flora Robson, Geraldine Fitzgerald, Donald Crisp, Hugh Williams, Leo G. Carroll – 104 minutos.

William Wyler foi um dos maiores e mais importantes cineastas da história do cinema. Isso é incontestável. Basta lembrar que foi ele quem realizou BEN-HUR (a colossal obra-prima de 1959); TARDE DEMAIS (1949); PÉRFIDA (1941); A PRINCESA E O PLEBEU (1953); ROSA DE ESPERANÇA (1942); JEZEBEL (1938) entre outros. Quem assistiu a essa versão inesquecível do romance de Emily Bronte pode perceber muitos dos elementos que compunham o cinema do diretor. Ele era especialista em fazer filmes onde imperava os lugares fechados, que ele captava com uma profundidade de campo que era sua marca, e que enriquecia as cenas. Alie-se a isso o perfeito domínio do elenco de atores que tinha à mão. Aqui é inegável a interpretação convincente de todo o elenco, com destaque para Laurence Olivier que conseguiu construir um Heathcliff que se aproxima muito do imaginado pela autora do romance. Merle Oberon está extraordinária como Cathy, conseguindo capturar e passar a dualidade de sua personalidade; Flora Robson, David Niven e, especialmente, Geraldine Fitzgerald, como coadjuvantes, também estão brilhantes. Aliás, até as crianças têm uma grande atuação.



Além do elenco primoroso em atuações convincentes, há também um belo trabalho de fotografia, figurinos, cenários e direção perfeitas. Essa obra cinematográfica contando a história completa de duas gerações das famílias Earnshaw e Linton é um primor de cinema da melhor qualidade. 1939 é considerado “O Ano da Boa Safra”, ano que foram realizadas as melhores obras-primas do cinema. Foi o ano de ...E O VENTO LEVOU, com Vivien Leigh, Clark Gable, Olivia de Havilland; VITÓRIA AMARGA, com Bette Davis; NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, de John Ford; O MÁGICO DE OZ, com Judy Garland; NINOTCHKA, com Greta Garbo; JESSE JAMES, com Henry Fonda; GUNGA DIN (com Gary Cooper) e a realização dessa que é a melhor versão de O MORRO DOS VENTOS UIVANTES para o cinema, confirmando essa tese.



Essa clássica história de amor, paixão, ódio e vingança, com a magistral direção de William Wyler, tornou-se uma obra-prima do cinema, aclamada pela crítica e pelo público. Com certeza, é um filme obrigatório aos amantes da Sétima Arte. Ganhou o Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco, além de ter recebido outras 7 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor (William Wyler), Melhor Ator (Laurence Olivier), Melhor Atriz Coadjuvante (Geraldine Fitzgerald), Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte. Belíssimo e inesquecível, deve ser visto e amado por todos aqueles que apreciam os grandes filmes do cinema. Um dos mais belos e extraordinários filmes da história do cinema, permanecendo na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário