Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

66º Lugar - PHARAOH (Faraon) Polônia, 1966



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

66º Lugar - PHARAOH (Faraon) Polônia, 1966 – Direção de Jerzy Kawalerowicz – elenco: Jerzy Zelnik, Barbara Brylska, Wieslawa Mazurkiewicz, Krystyna Mikolajewska, Ewa Krzyzewska, Piotr Pawlowski, Mieczyslaw Voit, Stanislaw Milski, Leszek Herdegen – 175 minutos.

É a mais cara e ambiciosa super-produção do grande cinema polonês. Diz-se mesmo que o filme produziu um rombo financeiro em sua indústria. Jerzy Kawalerowicz, o mesmo diretor de TREM NOTURNO e do extraordinário MADRE JOANA DOS ANJOS (seguramente o melhor filme que os poloneses já produziram no período pós-guerra) co-escreveu e dirigiu esta obra-prima. É um super-espetáculo em suas intenções mais nobres, levando a história que se passa ao tempo das lutas ideológicas e do poder que se travam entre o jovem faraó Ramsés XIII e seu sumo-sacerdote Herhor a um plano de polêmica e de inteligência raramente encontrado numa obra desse gênero. No elenco, uma atriz que aqui esteve e que marcou época - Bárbara Brylska. Há que se citar também Jerzy Zelnik no papel principal, num desempenho soberbo e magnífico, aclamado como um triunfo. E ainda o extraordinário Mieczyslaw Voit, que foi o frade exorcista de MADRE JOANA DOS ANJOS (1961).



Durante os últimos anos da XX dinastia, depois de ciclos de riquezas e poder, o Egito e seu império começam a mostrar sinais de decadência e ruína. A estrutura do Estado e seu corpo administrativo se mostram débeis e ineficazes, pelo enorme esforço humano e econômico necessários para construir grandes cidades, templos e tumbas, para entrar em guerras com outros países. E neste momento aparece um grande rival vindo do Este. A raça militar e guerreira dos Assírios, que estão construindo um Império que se alastra rapidamente. Ao mesmo tempo, as reservas de ouro diminuem no Egito, não podendo nem pagar as suas tropas, que agora são compostas por soldados mercenários. A responsabilidade do governo está nas mãos de um grupo de sacerdotes que exercem o poder por trás do trono do Faraó Ramsés XII. Eles são dirigidos pelo primeiro sacerdote Herhor, que guarda e pratica os antigos costumes da arte da política. Sem dúvida, esta não é a atitude do jovem e arrogante herdeiro do trono, príncipe Ramsés XIII, comandante das tropas, que só vê uma solução, a guerra com a Assíria.



PHARAOH é um dos mais importantes filmes já realizado nos últimos quarenta e cinco anos. É a maior obra-prima de Jerzy Kawalerowicz, o premiadíssimo diretor responsável pelos maiores sucessos do cinema europeu da década de 1960. PHARAOH foi aclamado como um dos mais importantes filmes do cinema polonês. Diferente de tudo que já se viu, este é um espetáculo cheio de verdade, arrojo, audácia, amor, pompa e beleza. É um filme raro, muito diferente daqueles que Hollywood produziu e cheio de momentos antológicos. Uma obra-prima sem paralelo! Um espetáculo sem precedentes! Merece ser descoberto e apreciado. Excelente para estudiosos, para cinéfilos inveterados e até para aquele público descompromissado de qualquer matéria. Um grande triunfo da história do cinema! Imperdível!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário