Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 4 de outubro de 2011

68º Lugar - FUGINDO DO INFERNO (The Great Escape) EUA, 1963



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

68º Lugar - FUGINDO DO INFERNO (The Great Escape) EUA, 1963 – Direção de John Sturges – elenco: Steve McQueen, Charles Bronson, Richard Attenborough, James Coburn, James Garner, Donald Pleasense, James Donald, John Leyton, David McCallum, Hannes Messemer, Gordon Jackson, Nigel Stock, Robert Graf, Angus Lennie, Harry Riebauer – 172 minutos.

Em 1943, os alemães abriram o Stalag Luft Nord, um campo de prisioneiros de guerra de segurança máxima, projetado para impedir a fuga até dos mais audaciosos. Ao criar tal reduto, os nazistas inadvertidamente provocaram a união da equipe mais refinada de fuga da história militar, brilhantemente interpretada por um elenco de primeira, onde reuniu um dos maiores, mais talentosos e homogêneos elencos da época, formado por Steve McQueen, James Garner, o ex-mineiro Charles Bronson, o aristocrático Richard Attenborough, James Coburn, Donald Pleasense, James Donald, John Leyton, David McCallum, Hannes Messemer, Gordon Jackson, entre outros, todos em interpretações extraordinárias, trabalhando na maior fuga de uma prisão de guerra jamais tentada.



É um dos filmes de aventura mais engenhosos de todos os tempos, cheio de tensão e de grande impacto. É um magnífico trabalho conjunto do diretor John Sturges (que fez SETE HOMENS E UM DESTINO), do roteirista James Clavell (autor de SHOGUN), W.R. Burnett e do compositor Elmer Bernstein. Steve McQueen recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Moscou. Vale ressaltar que Steve McQueen teve grande influência na pré-produção. Ele só aceitou participar do filme depois de ter o número de cenas aumentado, e também exigiu que John Sturges desse um jeito de inserir algumas seqüências em que ele pudesse mostrar ao público suas habilidades ao volante de uma motocicleta. O cineasta soube colocar o ego do astro para trabalhar a favor do filme, e transformou o desejo dele em uma cena de ação perfeita (a título de curiosidade, truques de edição também permitiram que McQueen, vestido com a farda do exército alemão, interpretasse um dos motoqueiros alemães que perseguem Hilts).



Baseado numa história verdadeira, FUGINDO DO INFERNO é um épico que diverte, cativa, eletriza e comove. É o maior e melhor filme de fuga de toda a história do cinema. É também um dos mais eletrizantes filmes passados na Segunda Guerra Mundial. É o mais importante filme de prisão da Sétima Arte. A produção é um exemplo genuíno de como a duração de um filme não tem relação obrigatória com o fato de ele parecer longo. Afinal, a ação eletrizante e de ritmo consistente garante que as quase três horas de projeção pareçam ter a metade do tempo. Quem ainda não viu, veja, porque nunca mais o esquecerá. Quem viu, com certeza vai querer revê-lo. Imperdível e obrigatório, é o mais espetacular filme de fuga de todos os tempos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário