Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 29 de novembro de 2011

15º Lugar - A BALADA DO SOLDADO (Ballade o Soldate) Rússia, 1959



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

15º Lugar - A BALADA DO SOLDADO (Ballade o Soldate) Rússia, 1959 – Direção Grigori Chukhrai – elenco: Vladimir Ivashov, Zhanna Prokhorenko, Antonina Maksimova, Nikolai Kryuchkov, Yevgeni Urbansky, Elza Lezhdey, Aleksandr Kuznetsov, Yevgeni Teterin – 89 minutos.

Quando este filme estreou foi um retumbante sucesso mundial, tendo conquistado alguns dos mais importantes prémios nos principais festivais de cinema. O protagonista desta história, Alyosha Skvortsov, é um soldado russo, um dos muitos que lutaram durante a 2ª Guerra Mundial contra o fascismo. Mas Alyosha não é nem um herói de filmes de ação, nem um conquistador. Ele é apenas um rapaz simples, que entra em pânico da primeira vez que avista um tanque inimigo, mas ultrapassa o seu medo e consegue atingi-los. Pelos seus feitos e coragem, Alyosha é recompensado com dois dias de licença para visitar a sua mãe. Durante a viagem, conhece uma série de pessoas diferentes a quem se oferece para ajudar no que for preciso, acabando por conseguir estar com a mãe apenas alguns minutos, o tempo apenas para uma breve troca de palavras e um abraço. E Alyosha volta a partir para a frente de batalha... para não mais regressar.



A BALADA DO SOLDADO - Bastante irônico, humano, e até com senso de humor, foi indicado ao Oscar de Roteiro Original e ganhou o prêmio de Melhor Filme europeu do ano. Ao mesmo tempo que absorve o estilo visual dos antigos mestres do Cinema Soviético, o filme surpreende por sua naturalidade e encanto.



Esse grande filme teve triunfante repercussão internacional, ganhando vários prêmios em festivais como Cannes, San Francisco, Londres e Milão, antes mesmo de receber o prêmio Lenin na Rússia. Para os russos, o filme é considerado um dos melhores e mais respeitáveis sobre a Segunda Guerra Mundial. Quando estreou foi um estrondoso sucesso mundial. Produzido por um país comunista (em pleno governo Kruschev), sem tradição de filmagens e nem quinze anos depois de uma guerra que devastou o país, conta a história do jovem soldado Alyosha (Vladimir Ivashov) durante a invasão nazista ao front soviético, ainda no início dos anos 1940. Celebra a glória da guerra e o sacrifício coletivo em um monumental épico do período pós-guerra. Era tempo de reconhecer os custos individuais, os pequenos atos de bondade, bravura e generosidade do ser humano vivendo em tempos difíceis. Um libelo pacifista que comoveu o mundo!

Um comentário:

  1. Great article, exactly what I needed.

    Feel free to visit my web blog ... massina

    ResponderExcluir