Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 15 de novembro de 2011

29º Lugar - A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (American History X) EUA, 1998



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

29º Lugar - A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (American History X) EUA, 1998 – Direção Tony Kaye – elenco: Edward Norton, Edward Furlong, Beverly D’Angelo, Jennifer Lien, Ethan Suplee, Fairuza Balk, Stacy Keach, Elliott Gould, Avery Brooks – 119 minutos.

É um profundo e movimentado drama sobre as conseqüências do racismo à medida que uma família é dividida pelo ódio. Uma análise do extremismo na América, o filme segue a luta de um homem para reformar a si próprio e salvar seu irmão após viver uma vida consumida pela violência e intolerância. Dirigida pelo estreante Tony Kaye, a história desdobra-se através do olhar de Danny Vinyard (Edward Furlong, de O EXTERMINADOR DO FUTURO 2), que idolatra seu irmão mais velho Derek (Edward Norton, um dos melhores atores da atualidade e que foi indicado ao Oscar por essa brilhante performance). Buscando vingança pelo assassinato do pai (um bombeiro que semeou ideias de separatividade racial nos filhos) e ansioso para dar vazão à sua ira, Derek encontra se transformado por uma filosofia do ódio ao mesmo tempo que se torna um líder carismático de um movimento de supremacia branca. A despeito de sua indiscutível inteligência, suas ações incendiárias culminam num brutal assassinato e, finalmente, numa sentença de prisão.



Três anos mais tarde, todos esperam a volta de Derek: sua mãe Doris (Beverly D'Angelo), sua namorada Stacey (Fairuza Balk) e principalmente Danny, que anseia desesperado pelo amor e orientação do irmão. No dia da libertação de Derek, Danny entrega um relatório do livro Mein Kampf, que foi ditado por Hitler enquanto esteve na prisão. Irritado, o diretor do colégio exige que Danny escreva um novo relatório, sobre as circunstâncias que levaram ao encarceramento de Derek. Por meio dessa nova tarefa, o público irá explorar a consciência dos dois irmãos. Mas, para surpresa (e decepção) de Danny, Derek é um homem mudado. Recém saído da prisão, ele não vê mais o ódio como sinal de honra. Envergonhado de seu passado, ele agora está em uma corrida para salvar o irmão e toda a família da violência que ele mesmo criou.



O final é trágico, o filme contém cenas de muita violência, mas a sensação pós-créditos é incrivelmente positiva, diante da idéia de que o homem, por mais irrecuperável e corrompido que possa parecer, ainda é capaz de resgatar a divindade que guarda adormecida ou aprisionada em seu interior. A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA está entre OS MAIORES E MELHORES FILMES DO CINEMA e nos leva, em um primeiro momento, a pensar em como o meio social e a família podem contribuir para que alguém enverede pelo caminho da marginalidade, e como é extremamente difícil abandonar tudo o que isso representa. A maior reflexão, porém, que este filme suscita diz com a questão racial, que tem minado a sociedade norte-americana com seu crescente segregacionismo. CHOCANTE, BRUTAL, MAS UM DOS MELHORES FILMES DA DÉCADA!! ABSOLUTAMENTE DEVASTADOR E EXTRAORDINÁRIO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário