Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

35º Lugar - A REGRA DO JOGO (La Règle Du Jeu) França, 1939



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

35º Lugar - A REGRA DO JOGO (La Règle Du Jeu) França, 1939 – Direção Jean Renoir – elenco: Marcel Dalio, Nora Gregor, Roland Toutain, Paulette Dubost, Mila Parély, Odette Talazac, Claire Gérard, Anne Mayen, Lise Elina, Julien Carette, Gaston Modot, Jean Renoir – 110 minutos.

Esse memorável filme sempre tem sido escolhido como um dos 10 melhores filmes da história em todas as listas da crítica internacional. É um filme atemporal. Por isso, hoje, aproximadamente 72 anos depois, é lembrado facilmente como filme ainda relevante à cinematografia mundial. França, final dos anos 1930. Um jovem aviador comete gafe ao falar publicamente do seu caso com a esposa do Marquês de La Chesnaye. Para evitar escândalo maior, o refinado aristocrata convida várias pessoas, incluindo o piloto, para uma caçada de final de semana em sua casa de campo. O evento torna-se sombrio quando um dos convidados é assassinado.

Quando foi lançado, a recepção foi muito ruim, porque gente retrógrada da época não gostou de ver certas verdades. É uma comédia sobre o comportamento da classe alta no período que antecedera a Segunda Guerra Mundial, seus conflitos amorosos, com excesso de libertinagem sexual, e algumas das questões morais apresentadas pelo roteiro (que foi escrito, em parte, pelo próprio Renoir). Os que não gostaram é porque tudo no filme talvez estivesse à frente de seu tempo. Ou algumas pessoas não gostaram de se verem satirizadas e sentiram-se ofendidas. Foi depois da guerra ter terminado que os críticos começaram a ver o filme de Renoir com olhos agradecidos, considerando-o uma grande obra – e assim ele é visto até hoje.



A REGRA DO JOGO é fantástico porque demonstra como a futilidade e alguns problemas humanos não são específicos de uma classe social apenas. O roteiro é feliz ao retratar algumas situações e decisões errôneas entre os ricos e os pobres da mesma forma, mas não deixa de ser perspicaz ao mostrar que a maior das diferenças é que os ricos sofrem e erram com classe e elegância (é só observar bem a excelente cena final) – o que não deixa de ser uma síntese da sátira presente em todo o filme. A cena da caça, que ocupa um grande espaço dessa obra-prima, é uma demonstração perfeita da ignorância criticada acidamente por Renoir, ao mostrar seus personagens matarem cruelmente um bando de animais por simples entretenimento. Apesar de filmada de forma simples, é uma cena mais forte do que muitas que o cinema atual consegue nos mostrar. Um dos grandes destaques do filme é, sem dúvida, seus ótimos diálogos (geralmente relevantes e inspirados) e também algumas ótimas cenas, como o show teatral na casa de campo – onde comportamentos ridículos de vários personagens são expostos sem hesitação.



A cena de caça do grande filme ASSASSINATO EM GOSFORD PARK, realizado em 2001, com a direção magnífica de Robert Altman, é uma homenagem direta à toda a sequência de caça de A REGRA DO JOGO. Altman foi fortemente influenciado pelo filme de Renoir, principalmente pelo seu tom satírico, demonstrando um pouco da importância do filme para o cinema. A REGRA DO JOGO é um desses filmes para sempre, que o espectador não se cansa de ver e rever. Em tom de farsa, Jean Renoir revela as "regras do jogo" da sociedade francesa. Revela de forma magistral a luta de classes entre aristocratas e empregados, como nunca o cinema mostrou. É um marco do cinema mundial!! Extraordinário e obrigatório!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário