Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

38º Lugar - AVATAR (Avatar) EUA, 2009



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

38º Lugar - AVATAR (Avatar) EUA, 2009 – Direção James Cameron – Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez – 170 minutos.

O novo grande filme de James Cameron, foi o mais arrebatador lançamento do ano de 2009. Estreou nos cinemas brasileiros em 18 de dezembro, em mais de 600 salas; destas, 110 o exibiram em 3D, causando um impacto estrondoso e nunca visto. Foi filmado com uma nova tecnologia 3D e com orçamento estimado em US$ 230 milhões (sem contar custos de lançamento). O diretor tem autoridade para falar. Ele dirigiu TITANIC (1997), O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984), ALIENS – O RESGATE (1986), O SEGREDO DO ABISMO (1989), O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 (1991). Seus filmes já renderam algo como US$ 4 bilhões em bilheteria. Mas nenhum gerou tanta expectativa quanto AVATAR. Culpa do próprio Cameron, que há anos vem tratando o filme como "uma revolução no cinema". A história de AVATAR se passa em 2154. Humanos estão de olho em um valioso mineral encontrado no planeta Pandora, habitado por um povo tribal chamado Na'vi. Para se comunicar com os Na'vi, que têm três metros de altura, humanos precisam se "conectar" mentalmente com clones artificiais dos nativos, os "avatares". A história recicla grandes sequências sobre mundos de fantasia e os perigos da destruição da natureza de forma competente, e a grande atração do filme são as belíssimas imagens em 3D.



Considerado como o novo fenômeno da História do Cinema. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood reconheceu o valor desse grande filme e o indicou para nove Oscar, mas o premiou com apenas três. Cometeu a estupidez de não premiá-lo na categoria de melhor filme, fazendo mais uma daquelas injustiças que já se conhece ao longo da história do Oscar. Quando TITANIC foi lançado, logo de cara deu prá perceber que o establishment hollywoodiano iria adorá-lo, o que aconteceu logo depois ao ser premiado com 11 Oscar, pois ele era o ...E O VENTO LEVOU dos anos 1990. Com AVATAR esperava-se o mesmo, pois trata-se de um filme realizado com extrema competência e de qualidade ímpar. Mas isso não aconteceu!!

O filme de James Cameron representa um salto gigantesco na cinematografia mundial. EstÁ sendo aclamado como o novo grande clássico SCI FI. De uma beleza fantástica e indescritível, arrebata do início ao fim. Disse uma professora de teoria cinematográfica da UCLA: “Cameron tem o dom quase paranormal de sempre fazer o filme certo na hora certa, transformando em mitologia pop os grandes temas que nos fascinam e atormentam naquele momento”. Em AVATAR estão a culpa ecológica, o desencanto com o imperialismo armado, o rescaldo da guerra ao terror e da ocupação do Afeganistão e Iraque, tudo tecido como um sonho bom e bonito, esperançoso. Além do mais, seu formato narrativo é o de um western – o conflito pela derradeira fronteira e suas profundas implicações éticas. Os mais jovens na Academia vão se lembrar de DANÇA COM LOBOS (1990), oscarizado como melhor filme. Os mais velhos, de PEQUENO GRANDE HOMEM (Arthur Penn, 1970).



O diretor sempre foi um inovador das tecnologias do cinema. Em seus filmes anteriores, como sempre a tecnologia foi usada para ajudar a história. Sucessos como O EXTERMINADOR DO FUTURO e TITANIC resistem ao tempo por causa de suas histórias e personagens, mesmo que o impacto de seus efeitos visuais já tenha sido ultrapassado. Com um orçamento altíssimo e os truques do 3D, AVATAR, com suas imagens impressionantes, é definitivamente um dos mais espetaculares lançamentos da década. É O MAIS BELO E ESPETACULAR FILME DO ANO!!!! ABSOLUTAMENTE GIGANTE E ASSOMBROSO!! O CINEMA JAMAIS APRESENTOU ALGO IGUAL!! UM IMPACTO DEVASTADOR!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário