Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 1 de janeiro de 2012

O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO (Mao's Last Dancer) Austrália, 2009



UM DOS MAIS BELOS FILMES DO ANO!!

O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO (Mao’s Last Dancer) Austrália, 2009 – Direção Bruce Beresford – elenco: Chi Cao (Li Cunxin adulto), Bruce Greenwood, Kyle MacLachlan, Joan Chen, Wen Bin Huang (Li Cunxin criança), Su Zhang (teacher Chan), Chengwu Guo (Li Cunxin adolescente), Penne Hackforth-Jones, Christopher Kirby, Suzie Steen, Madeleine Eastoe, Camilla Vergotis, Amanda Schull, Jon-Claire Lee, Quan Tran, Aden Young, Jack Thompson - 117 minutos.

O cineasta australiano Bruce Beresford (realizador de CONDUZINDO MISS DAISY) dirigiu O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO com delicadeza e sensibilidade. Na tela temos uma história inspiradora de coragem, determinação e amor pontuada por excelentes números de dança. O diretor escapa habilmente dos clichês e realiza um filme que merece a atenção do espectador. Baseado numa história real, é a adaptação magnífica do best seller autobiográfico Adeus China: O Último Bailarino de Mao, de Li Cunxin, cuja história pessoal foi atravessada por altos e baixos da Revolução Cultural. Começa em 1979 com o personagem central chegando aos Estados Unidos para estudar na Companhia Houston Ballet, do Texas. Em seguida, flashbacks nos levam à província rural de Qingdao, onde Li vive em condições de subsistência ao lado dos muitos irmãos e dos pais. Aos 11 anos, sua vida muda para sempre quando é selecionado por um grupo de inspetores do governo para ir a Pequim e torna-se um bailarino na Academia Madame Mao Dance.



Ainda criança, Li Cunxin (nesta fase interpretado por Wen Bin Huang) vive com os pais camponeses. Até o dia em que sua aldeia é visitada por representantes do governo, recrutando candidatos para treinamento artístico e atlético. O menino é escolhido para estudar dança em Pequim, forçando uma separação da família, juntamente com diversas outras crianças da sua e de outras aldeias. Ainda que emocionalmente divididos, os pais viam aí uma oportunidade de um futuro melhor para os filhos. Em Pequim, Li esquece a infância em favor de um treinamento intensivo, não raro doloroso. A ideologia penetra todas as instâncias da vida do garoto, já que os temas dos espetáculos de balé são todos dirigidos para o enaltecimento dos valores da revolução comunista. Uma visita do presidente Richard Nixon à China, em 1972, dá início a um processo de aproximação com os EUA. A partir daí, começa a ocorrer um intercâmbio maior entre os dois países, inclusive de artistas, que mudará a vida de Li Cunxin. O diretor do balé de Houston, Ben Stevenson (Bruce Greenwood), impressiona-se pelo talento do bailarino chinês, que é convidado para uma temporada no Texas. Lá, ele descobre uma realidade inteiramente diferente da de seu país. O choque cultural e a paixão pela bailarina Elizabeth (Amanda Schull) amadurecem em Li a intenção de ficar nos EUA - uma decisão que provoca um incidente diplomático e acarreta uma sequência de acontecimentos dramáticos.



O próprio Li Cunxin aprovou seu intérprete na tela, o bailarino Chi Cao, que o encarna na fase adulta de forma impecável. Cao, aliás, é filho de dois professores do personagem real na Academia de Balé de Pequim. Li foi proibido de voltar à China e nunca mais poder ver a sua família. Certa vez, numa entrevista ele disse: “Quando danço, danço para eles”. O filme merece aplausos não só pela acertadíssima adaptação de uma história emocionante, uma excelente reconstituição de época – fruto de um trabalho de direção de arte elogiável - mas também pela trilha sonora de tirar o fôlego. Belo e inesquecível, o filme não economiza ao proporcionar o encantamento de diversas sequências de dança. Ganhou o Prêmio de público na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Premiado também como Melhor Filme no Australian Film Institute, em que ganhou também pela Trilha Sonora. Com uma belíssima fotografia e uma história encantadora, está listado entre os melhores filmes do ano! Belo, tocante, inesquecível e magnetizante!! Todos devem assistir!!


Um comentário:

  1. Everyone loves it when individuals come together and share thoughts.
    Great blog, stick with it!

    Here is my homepage :: tulis

    ResponderExcluir