Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PERDIDOS NA TORMENTA (The Search) EUA, 1948 – Direção Fred Zinnemann – elenco: Montgomery Clift, Aline MacMahon, Jarmila Novotna, Ivan Jandl, Jerry Fisher, Wendell Corey – 103 minutos.

         HOMENAGEM - 50 ANOS SEM MONTGOMERY CLIFT 


Esta grande obra-prima dirigida pelo renomado cineasta Fred Zinnemann nos brinda com a belíssima atuação de Montgomery Clift, um dos mais importantes e mais belos atores da história do cinema mundial. O filme também é importante porque marca a estreia do ator no cinema norte-americano, tendo a oportunidade de mostrar por que se tornou um dos maiores atores do cinema internacional. O seu desempenho se mostrou à altura do desafio. Foi indicado a quatro Oscar, incluindo Melhor Diretor (Fred Zinnemann), Melhor Ator (Montgomery Clift), Melhor Roteiro e Melhor História (ganhando nesta última categoria). Ivan Jandl também recebeu um Oscar Juvenil por sua brilhante atuação. No BAFTA, recebeu o Prêmio Nações Unidas. No Globo de Ouro, prêmio de Melhor filme a promover a paz entre os povos; prêmio de Melhor Roteiro e prêmio Especial para o menino Ivan Jandl. 


A sinopse conta a história de um garoto judeu de nove anos de idade, sobrevivente de Auschwitz, que consegue chegar a um campo de refugiados e é descoberto por um soldado norte-americano. Enquanto isso, a mãe do menino, única sobrevivente da família, procura incansavelmente pelo filho. Tempo, distância e um grande número de campos de refugiados colaboram para a demora do tão esperado encontro entre mãe e filho.   


Foi uma aposta arriscada fazer um filme sobre a Segunda Guerra Mundial num período em que o público parecia estar enjoado do tema no cinema. Mas a história era intensa, e tinha mais detalhes sórdidos sobre o Holocausto, descoberto apenas após o fim do conflito. A cena emocionante que mostra o soldado norte-americano, Steve Stevenson (Montgomery Clift) tentando fazer o menino, interpretado por Ivan Jandl, falar NÃO, tornou-se clássica e é uma das mais lembradas do filme. UM DRAMA EMOCIONAL, ABSORVENTE E GRATIFICANTE!! ABSOLUTAMENTE INESQUECÍVEL E BELO!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário