Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

CROMWELL, O HOMEM DE FERRO (Cromwell) Inglaterra, 1970 – Direção Ken Hughes – elenco: Richard Harris, Alec Guinness, Robert Morley, Dorothy Tutin, Timothy Dalton, Frank Finlay, Patrick Wymark, Patrick Magee, Nigel Stock, Charles Gray, Michael Jayston, Geoffrey Keen, Anthony May, Strafford Johns – 140 minutos


   DA COROA DA INGLATERRA, ELE FORJOU A ESPADA DA LIBERDADE!!!!


 
                       UM FILME EXTRAORDINÁRIO!! UM FILME IMORTAL!!!! 

Monumental superprodução sobre Oliver Cromwell (1599-1658), o radical líder puritano que comandou o Parlamento inglês no conflito armado contra o rei Carlos I na Guerra Civil Inglesa (1642-1649). Em 1640, a Inglaterra encontra-se em crise, tanto econômica quanto política e religiosa. Após governar sozinho por 12 anos, o rei Carlos I enfim convoca o Parlamento. Entre seus membros, está Oliver Cromwell, um político puritano que resolve desafiar o Absolutismo do rei quando este resolve dissolver de novo o Parlamento. Assim tem início a Guerra Civil entre Parlamento e Monarquia, um conflito que mudará para sempre a história da Inglaterra.


Grandiosa e suntuosa reconstituição histórica, este poderoso filme é uma realização que, no início dos anos 1970, voltava a impor a excelência do Cinema Histórico Inglês. O diretor Ken Hughes recusou a facilidade do modelo histórico e romântico, centrando a sua evocação do conturbado período da História da Inglaterra num cerrado, envolvente e quase austero duelo pessoal, entre um rei absolutista e um puritano arrogante, criando um hiato republicano numa das mais sólidas e velhas monarquias da Europa, enquanto questionava com fundamento a própria instituição da Monarquia Absolutista. Um fascinante retrato psicológico de duas complexas personalidades tão inconciliáveis e inconsequentes quanto as suas opções religiosas e pessoais. UM DOS FILMES MAIS BELOS DA DÉCADA!!!! 


                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário