Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 15 de novembro de 2016

O REGRESSO (The Revenant) EUA, 2015 – Direção Alejandro González Iñárritu – elenco: Leonardo Di Caprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson, Will Poulter, Forrest Goodluck, Lukas Haas, Paul Anderson, Brendan Fletcher, Robert Moloney, Arthur RedCloud, Joshua Burge, Christopher Rosamond, Fabrice Adde – 156 min
                UM VERDADEIRO EXERCÍCIO DE CONTEMPLAÇÃO!!!!

O diretor Alejandro Iñárritu apresenta uma de suas obras mais audaciosas e impactantes. Seu cinema sempre foi selvagem e visceral, basta lembrar de suas obras anteriores. Aqui em O REGRESSO (The Revenant) é essencial notar como nada é mais brutal do que o próprio ecossistema natural. O homem, nesse mundo, é um mero carro desgovernado à mercê do clima, de outros animais e, porque não, de sua própria espécie, facilmente sem um papel em um mundo vasto e perigoso. Este grande filme conta a história do caçador de peles, Hugh Glass (Leonardo DiCaprio), por volta de 1820, que estava trabalhando com um grupo de caçadores de peles do Forte Kiowa, localizado perto do Rio Missouri, no atual Estado de Dakota do Sul, comandado pelo capitão Andrew Henry (Domhnall Gleeson). Glass parece ter se integrado bem aos índios Pawnee, tendo inclusive uma mulher e um filho, Hawk (Forrest Goodluck). Ao retornarem da última caça, o grupo liderado por Henry acaba sendo atacado por índios Arikara. Eles querem o carregamento de peles. Os sobreviventes do ataque conseguem fugir subindo no barco com alguns dos fardos do carregamento. Porém, Glass aconselha ao capitão para abandonarem o barco antes que fossem emboscados pelos índios. Um dos integrantes, Fitzgerald (Tom Hardy), que já não ia com a cara de Glass, não gosta nada dessa ideia.

Visceral, o filme não poupa o público de sua selvageria. São muitos cortes explícitos, dedos arrancados, flechadas certeiras e machucados mortais. Um dos grandes trunfos de O REGRESSO é transformar todo esse martírio em poesia. Há muito lirismo e a beleza estética como cinematografia é esplendorosa. Iñárritu é um cineasta autoral e o seu fotógrafo, Emannuel Lubezki, sempre testa seus próprios limites. Com isso, a obra é recheada de planos-sequência já característicos dos nomes envolvidos que agregam valor artístico à obra. O combate inicial, em especial, chama a atenção pelo nível técnico e pela perfeita execução de dias e mais dias de exaustivos ensaios. Filmes que se exigem tanto assim e se esforçam para sair do lugar comum merecem ser vistos com muita atenção. A proposta do diretor de fotografia, Emmanuel Lubezki é a mais clara possível: o realismo pelo realismo. Eis que assim surge uma das experiências mais audaciosas da cinematografia: gravar o filme inteiro apenas com luz natural. Tem-se apenas o domínio do homem sobre a câmera e a técnica cinematográfica. Esse fator foi um dos mais importantes para tornar a fotografia do filme em algo magnífico.

Leonardo Di Caprio com certeza mereceu o Oscar de Melhor Ator do ano, mas acredito que ele ganhou também pelo alto padrão que vem apresentando em diversos outros filmes. Na verdade, foi um prêmio de reconhecimento pelo conjunto de sua obra. Mas há que se destacar que ele é o fio condutor da produção e entrega uma performance inesquecível e absolutamente estupenda. Tom Hardy, que desponta cada vez mais como um ator de alto nível, é muito mais do que apenas o vilão. Trata-se de um homem complexo, com medos e objetivos. Ele complementa o personagem de forma assustadora como se tivesse nascido para o papel. Fora que é um personagem frustrado e recalcado com Glass por não assumir o protagonismo que almeja dentro do grupo. Além de Leonardo DiCaprio e Tom Hardy, há performances excelentes de Domhnall Gleeson e Will Poulter, que encarnam os melancólicos Andrew Henry e Jim Bridger, que surgem com atuações intensas e bem desenvolvidas. 


O REGRESSO é um dos grandes filmes lançados em 2016, um trabalho subjetivo, um verdadeiro exercício de contemplação que tenta provocar uma experiência cinematográfica impactante e extraordinária. Sobre o lado selvagem irracional inerente à nossa violenta existência, é uma obra ainda mais radical sobre o homem, sua luta para sobreviver e seu desejo por vingança. Trata-se da selvageria indomável da natureza do ser. A luta pela sobrevivência é parte importante da história, mas não mais importante que a poesia visual. O espectador é confrontado com cenas absolutamente brutais e muito realistas, mas o que fica mesmo é o belo e o arrebatador. Em 1971, essa fantástica história de sobrevivência e vingança originou o filme FÚRIA SELVAGEM (A Man in the Wilderness), com Richard Harris. O REGRESSO tem momentos notáveis, como a neutralidade da natureza, bela e implacável, com árvores filmadas a partir do solo, distantes como deuses. O mundo é quase amoral, reduzido a instintos primários, muita violência, e um ambiente onde todos são lobos de todos. É um dos mais belos filmes dos últimos dez anos. É um filme que nasce da dimensão trágica e banal da existência; é uma obra tensa, arrebatadora e deslumbrante, que traz uma atuação poderosa de um dos maiores e mais importantes atores da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário