Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

CAPITÃO FANTÁSTICO (Captain Fantastic) EUA, 2016 – Direção Matt Ross – elenco: Viggo Mortensen, George MacKay, Nicholas Hamilton, Samantha Isler, Annalise Basso, Shree Crooks, Charlie Shotwell, Kathryn Hahn, Trin Miller, Steve Zahn, Elijah Stevenson, Frank Langella, Teddy Van Ee, Erin Moriarty, Ann Dowd – 117 minutos

          ELE OS PREPAROU PARA TUDO, EXCETO PARA O MUNDO REAL!!


Este grande filme, de forma leve e divertida, coloca em pauta a possibilidade de viver isolado do resto do mundo, em condições primitivas e tendo como regras o amor acima de tudo. Exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2016, “Capitão Fantástico” tem muitas referências de “Pequena Miss Sunshine” (2006) e “Na Natureza Selvagem” (2007). O filme conta a história de dois pais que, preocupados com o rumo do mundo, decidem se isolar no meio do mato. Isolados da vida urbana, eles criam seis filhos, ensinando noções de liberdade e direitos civis, além de técnicas de sobrevivência na selva. Até as crianças mais novas aprendem a lidar com armas. É uma família encantadora, que funciona principalmente por causa do seu elenco fabuloso liderado por Viggo Mortensen. Ele vive o capitão do título (no papel de Ben), o chefe da família, um cara de ideias fortes e que ama seus filhos. As crianças estão todas bem e o filme realmente consegue passar a ideia de que estamos diante de uma família. Viggo Mortensen concorreu no Globo de Ouro na categoria melhor ator de drama. Seu nome apareceu nos indicados ao Oscar 2017 esta semana também na categoria de melhor ator.

Na equipe que compõe os filhos estão Nicholas Hamilton (Rellian), Shree Crooks (Zaja), Charlie Shotwell (Nai), George Mackay (Bo), Samantha Isler (Kielyr) e Annalise Basso (Vespyr), todos em grandes atuações e dignas de destaque. Suas evoluções, crises e anseios são sempre muito bem acentuados e a organicidade em tela com o experiente Viggo Mortensen consolida uma experiência fluida. A sua performance faz ameaça parecer vulnerabilidade, transforma vulnerabilidade em confissão e não deixa o filme se tornar uma obra sentimentalista. Ben é o tutor de seis filhos a partir de uma metodologia que deveria ser adotada em larga escala: enquanto se vale de George Eliot, Dostoiévski e Karl Marx para ensinar valores essenciais às crianças e adolescentes – que citam os autores com brilhantismo – ele ainda os prepara fisicamente com técnicas de autodefesa, corridas pelas montanhas, escalada e outros esportes. Ao invés do Natal, eles celebram o aniversário de Noam Chomsky, afinal, para eles é mais lógico festejar o nascimento de alguém real e que proporcionou pensamentos e mudanças práticas para a sociedade da qual fazem parte. Tudo parece muito ideal, até o filho mais velho matar um veado com apenas uma faca e ele presentear os demais com outras armas como esta. Este grande filme é uma versão com lente de aumento para o dilema de pais e mães que lutam com suas escolhas todos os dias em que, espera-se, o amor pelos filhos prevalece. 

"Capitão Fantástico" leva o faz de conta ao extremo, apresentando fantasia como se fosse realidade e evitando os aspectos práticos da vida social em prol de uma "filosofia hippie" apresentada como uma resposta a todos os problemas da nossa sociedade. O roteiro do também diretor Matt Ross é inteligente, questionador, divertido e brilhante ao retratar uma verdadeira família que busca um mundo diferente do que vivemos, sem ódio ou imposição, tudo em nome da paz e do amor. Ainda que tenha sua identidade muito bem caracterizada é impossível não lembrar do já citado acima e belíssimo “Na Natureza Selvagem”, por exemplo, pela forma em que é mostrada a busca pela liberdade dos padrões pré-estabelecidos pela sociedade em que vivemos. O diretor ainda que não disfarce seu lado ao narrar a história, deixa que o espectador decida se apoia ou não a escolha da família em viver isolados da civilização, tanto é que o embate entre os primos que tem educações distintas é de uma força provocadora arrepiante, e o mais interessante sem nunca perder o humor. “Capitão Fantástico” funciona como comédia, como drama e ainda oferece um momento musical encantador, ao som de "Sweet Child O' Mine". São vários filmes dentro de um só, com direito até a cenas de road movie. Maravilhoso e encantador!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário