Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 4 de fevereiro de 2017

ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM (Fantastic Beasts and Where To Find Them) Inglaterra / EUA, 2016 – Direção David Yates – elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Ezra Miller, Colin Farrell, Sam Redford, Samantha Morton, Dan Fogler – 133 min

                      EXPLORE UMA NOVA ERA DO MUNDO BRUXO 


Esta fantasia cinematográfica não é uma adaptação do livro homônimo, mas sim uma história totalmente original escrita por J. K. Rowling, que debuta maravilhosamente bem como roteirista de longas-metragens e escreverá mais três roteiros (um já está escrito e as filmagens começam em fevereiro de 2017) para uma nova franquia do universo mágico de cinco filmes. Este filme aborda temas como medo do desconhecido, repressão, fanatismo religioso e demonstra uma importante preocupação com representatividade ao colocar uma mulher negra no posto de presidente da comunidade mágica. E isso deve ser ainda mais explorado nos próximos filmes.

Quem espera uma produção repleta de referências a Harry Potter não vai encontrar. Mas a verdade é que é bom que “Animais Fantásticos e Onde Habitam seja uma obra mais fechada em si mesmo. Há citações, é claro, a personagens como Dumbledore, a feitiços conhecidos, a sobrenomes famosos e às relíquias da morte, mas nada que passe de pequenas dicas ou apontamentos do que ainda vem por aí. O resultado é outra bela fantasia de David Yates. Começa meio devagar, com o que parecem efeitos exagerados, e nisso se aproxima de Doutor Estranho, de Scott Derrickson. Mas, logo, as coisas começam a se encaixar. A guerra entre o mundo mágico e o dos otários, a lealdade duvidosa de Percival Graves, diretor de segurança mágica do Macusa, que congrega os mágicos nos EUA. E os animais – Farosutil, Tronquilho, Erumpente, Pelúcio, o que inicia a confusão toda ao escapar da mala, ao chegar a NY. Os efeitos subordinam-se à história, e agora é o afeto, que tanto atrai Yates. 

O mundo que ele pinta é ameaçado pelo radicalismo. Sempre tem gente, nas sombras, pronta para capitalizar a angústia e a insatisfação. “Animais Fantásticos e Onde Habitam” é uma ótima reintrodução ao universo de J.K. Rowling. E, mais que isso, é uma expansão que abre inúmeras possibilidades daqui prá frente. Os próximos filmes devem explorar a figura de Grindelwald, seu conflito com Dumbledore e abranger ainda mais a história de Newt. O filme vai agradar não só os fãs do gênero, mas quem não é também vai se encantar, pois é pura magia. Merece ser visto!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário