Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

EU NÃO TENHO MEDO (Io Non Ho Paura / I’m Not Scared) Itália, Espanha, Inglaterra, 2003 - Direção de Gabriele Salvatores – elenco: Giuseppe Cristiano, Mattia Di Pierro, Adriana Conserva, Fabio Tetta, Giulia Matturro, Stefano Biase, Fabio Antonacci, Giorgio Careccia, Dino Abbrescia, Aitana Sánchez-Gijón, Antonella Stefanucci, Riccardo Zinna, Michele Vasca, Susi, Sánchez, Diego Abatantuono – 108 minutos. 

                                        HIPNÓTICO E ASSUSTADOR! 
                    EM QUEM CONFIAR QUANDO TODOS SÃO SUSPEITOS?


Michele, um menino de nove anos, encontra Filippo (Mattia Di Pierro), que tem mais ou menos a sua idade, em um fosso aberto em um milharal. Debilitado e com fome, está acorrentado e mal consegue enxergar. Instigado pelo desconhecido, Michele tenta dialogar com Filippo, que acredita ter encontrado o ‘‘anjo da guarda’’ capaz de tirá-lo daquela condição desumana. Eles se tornam amigos, mas a presença do menino naquele esconderijo pode estar relacionada com um terrível crime que aconteceu no local. Michele descobre que o segredo é tão grave e tão terrível que ele decide não contar a ninguém. Para enfrentá-lo, vai precisar do poder de sua imaginação e da coragem que ele ainda não sabe que tem. Baseado em fatos reais, que se transformaram num best seller – o romance “Io Non Ho Paura”, de Niccolo Ammanti - a mais extraordinária história sobre aventuras, descobertas, amizade e tragédia.


EU NÃO TENHO MEDO narra o encontro de dois garotos de vivências distintas, que conseguem conciliar as diferenças e ajudar um ao outro. Esta relação conduz a mais bela sequência do filme, inclusive pela maneira misteriosa como é filmada. No início, a presença de Fillipo no buraco é sugerida apenas pelo aparecimento dos pés, das mãos e de uma voz que clama por comida e água. O corpo mantém-se escondido sobre um manto. Confinado há vários dias na lama e na sujeira, Filippo começa a imaginar que está morto, já que seus pais não aparecem para salvá-lo. Ambos os garotos mal sabem de tal mistério. O suspense aumenta, mas a solidariedade acaba unindo os dois na busca pela superação do medo. 


Dirigido pelo italiano Gabriele Salvatore, cineasta do bonito MEDITERRÂNEO (ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1992), o filme caminha por dicotomias. O imerso e o submerso, o visível e o invisível, a infância e a maturidade. Os pólos dialogam em forma de fábula. Sem recorrer ao pieguismo, a narrativa é concisa, direta, sem subterfúgios. Por outro lado, sobressai a delicadeza dos personagens principais, auxiliados pela fotografia de Italo Petriccione. Os momentos de tensão e emotividade ganham peso com a trilha sonora de Pepo Scherman e Ezio Bosso. EU NÃO TENHO MEDO concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e à estatueta de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2003. É cinema que ultrapassa o discurso e sensibiliza o coração. Um dos filmes mais intrigantes do ano! SURPREENDENTE E DEVASTADOR!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário