Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 9 de abril de 2017

ALIADOS (Allied) Inglaterra / EUA, 2016 – Direção Robert Zemeckis – elenco: Brad Pitt, Marion Cotillard, Jared Harris, Lizzy Caplan, Vincent Ebrahim, Michael McKell, Xavier De Guillebon, Camille Cottin, Vincent Latorre, August Diehl, Fleur Poad, Anton Blake, Daniel Betts, Sally Messham – 124 minutos

     UM PASSADO NEBULOSO PÕE A FELICIDADE DE UM CASAL EM JOGO

Não é uma obra de arte, mas “ALIADOS” merece ser apreciado; é um triunfo do fazer cinematográfico, e, portanto, um lembrete sobre os prazeres de se assistir às técnicas antigas e à larga experiência de um diretor. O filme tem muitos méritos, e por isso merece ser visto. Robert Zemeckis é um dos diretores mais acima da média em atividade, portanto suas produções merecem sempre a conferida dos cinéfilos. Mesmo para quem não é ligado(a) em moda, as roupas de Brad Pitt e, principalmente, de Marion Cotillard saltam aos olhos – não à toa, o trabalho da figurinista Joanna Johnston  foi indicado ao Oscar na categoria. E pelas vestimentas de Marion Cotillard e Brad Pitt, o Oscar acertou em dar a indicação de melhor figurino.

Mesmo com seu ritmo que às vezes se arrasta em certo ponto, é um filme que pela habilidade do diretor, pela presença do par central e por toda sua consciência de ser fruto de um rico artesão fica acima da média. Ainda que não seja uma obra-prima, o filme é muito maior do que parece. Antes do anticlímax do final, no entanto, "Aliados" faz um trabalho decente ao trazer um velho truísmo à vida: tudo é permitido tanto no amor quanto na guerra. As grandiosidades da construção de universo com todos os seus detalhes criam um realismo digno que excluem muitos dos problemas estruturais de roteiro. Na verdade, mesmo com uma direção de piloto automático, o diretor ainda consegue se sair melhor do que muitos outros em seu melhor dia. Com um desfecho marcante e surpreendente, que não poupa o espectador, vale o ingresso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário