Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 29 de abril de 2017

O PROCURADO (Wanted) – EUA, 2008 – Direção de Timur Bekmambétov – elenco: James McAvoym Angelina Jolie, Morgan Freeman, Terence Stamp, Chris Pratt, Common, Thomas Kretschmann, Kristen Hager, Marc Warren, David O’Hara – 110 minutos
          NERVOSO, ELETRIZANTE E TENSO DO PRINCÍPIO AO FIM!!! 


O premiado diretor russo Timur Bekmambetov ("Guardiões da Noite") estreou em Hollywood com esse grande suspense de ação. O PROCURADO (Wanted) foi lançado aqui em São Paulo e em todo Brasil em 22 de agosto de 2008. Possui um elenco repleto de estrelas de primeirA grandeza, entre elas, Angelina Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy. O roteiro parte de uma série de quadrinhos assinada por Mark Millar e J. G. Jones. Nessa história, Bekmambetov encontra uma forma de lidar com seus maneirismos narrativos e truques visuais, quase sempre com pé na fantasia. O protagonista é Wesley Allan Gibson (McAvoy) que, numa das primeiras cenas, conta que seu pai o abandonou quando tinha apenas sete dias. Ele trabalha como burocrata num emprego chato e vai levando a vida. O que Wesley não sabe é que seu pai era um assassino profissional que morreu enquanto trabalhava para uma organização misteriosa chamada Fraternidade - na verdade, uma liga de superassassinos. Finalmente, Wesley acaba sendo convocado para entrar, ele também, na Fraternidade. Antes de poder pensar em vingar a morte de seu pai, o rapaz precisa passar por um treinamento físico e psíquico. 
                             
Para isso, conta com a ajuda de Sloan (Morgam Freeman) e de Fox (Angelina Jolie), uma personagem durona que faz lembrar sua participação como a matadora de "Sr. e Sra Smith". O lema da Fraternidade é "matar um, salvar mil". Aos poucos, Wesley se interessa por essa idéia. Além do mais, o personagem parece ter herdado do pai poderes extra-sensoriais que lhe dão vantagens sobre seus inimigos. Porém, quando descobre algumas verdades, o rapaz fica em conflito quanto a sua participação na organização. O PROCURADO recicla uma série de idéias muito usadas no cinema de ação - em especial MATRIX e suas jogadas visuais, e elementos do roteiro de CLUBE DA LUTA. O personagem de McAvoy, aliás, tem muito a ver com o de Edward Norton naquele filme, um sujeito sem perspectivas na vida que é transformado pela entrada em cena de um personagem de comportamento um tanto estranho, aqui vivido por Angelina Jolie. Bekmambetov vale-se de todos os clichês possíveis do gênero, tanto no visual, como na narrativa. Quando algumas revelações vêm à tona, nada de novo é descoberto. Praticamente todas as boas idéias presentes no filme são emprestadas de outras obras do gênero, mas isso não tira o mérito desse que é um dos grandes filmes do ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário