Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 24 de abril de 2017

PONTE DOS ESPIÕES (Bridge of Spies) EUA / Alemanha, 2015 - Direção Steven Spielberg – elenco: Tom Hanks, Mark Rylance, Scott Shepherd, Amy Ryan, Alan Alda, Will Rogers, Peter McRobbie, Sebastian Koch, Edward James Hyland, Austin Stowell, Noah Schnapp, Billy Magnussen, Jillian Lebling, Domenick Lombardozzi, Victor Verhaeghe, Eve Hewson, Jesse Plemons, Michael Gaston, Joshua Harto – 140 minutos

                              EM UM MUNDO À BEIRA DE UM COLAPSO,
            A DIFERENÇA ENTRE PAZ E GUERRA FOI UM HOMEM HONESTO

Conta a história de James Donovan (Tom Hanks), um advogado do Brooklyn que, durante a Guerra Fria, é enviado, a pedido da CIA, para negociar o resgate de um piloto americano. Os roteiristas Matt Charman e os irmãos Ethan e Joel Coen, transformaram essa experiência de Donovan em uma história inspirada em eventos reais, que captura a essência de um homem que arriscou tudo nessa jornada. Este é um filme didático: letreiros e personagens explicam de modo simplificado as principais características do embate entre os Estados Unidos e a União Soviética, para que nenhum espectador se sinta deslocado. Spielberg tem clara preocupação em dialogar com um público amplo. O filme é exatamente aquilo que esperamos de seu diretor que, com seu admirável talento, transmuta a paranóia de uma nação em um acordo otimista repleto de esperança. Steven Spielberg transforma um potencial culpado de hipocrisia patriótica e subterfúgios sobre a Guerra Fria em um filme fascinante e para toda a família. Magistralmente fotografado pelo polonês Janusz Kaminski, o filme tem uma preocupação muito clara em distinguir os “mundos”, seja visualmente ou narrativamente. Spielberg, visivelmente apaixonado por travellings horizontais e verticais, filma sua trama sem feri-la. 

"Ponte dos Espiões", obra-prima tranquila, prova mais uma vez que Spielberg é atualmente um velho mestre no ápice da sua arte, um cineasta maduro que não perdeu nada de seu olhar de criança surpresa. Durante os pouco mais de quase 140 minutos de fita, que nem vemos passar, assistimos a uma história muito bem elaborada, cheia de minuciosas explicações sobre a situação política mundial da época, além de personagens intrigantes que volta e meia atravessam a trajetória do protagonista. Os irmãos Coens e Spielberg fazem uma combinação ideal. O diretor nunca teve medo de sentimentalismo, e isso o filme tem muito, mas os mal-humorados diálogos da dupla, inteligentemente diluem um pouco da seriedade. A obra conquistou louros importantes, como colocar Steven Spielberg e Tom Hanks novamente na festa do Oscar. Predicados o filme tem de sobra. Com roteiro na medida escrito pelos Irmãos Coen, o diretor consegue intercalar com equilíbrio diferentes narrativas e fazer mágica mais uma vez ao lado de Tom Hanks, em belo desempenho. O filme é um envolvente conto de espionagem da vida real, contado com muito cuidado por profissionais experientes que sabem o que estão fazendo. Possui suspense com uma melancolia severa e uma direção perfeita. Uma história real, ousada, estudada e adequada, que é ao mesmo tempo incrivelmente genuína e profundamente cinematográfica. Um dos melhores filmes do ano!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário