Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 6 de maio de 2017

UM DIA MUITO ESPECIAL (Una Giornata Particolare) Itália / Canadá, 1977 – Direção Ettore Scola – elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, John Vernon, Françoise Berd, Patrizia Basso, Tiziano De Persio, Maurizio Di Paolantonio, Antonio Garibaldi, Vittorio Guerrieri, Alessandra Mussolini, Nicole Magny – 105 minutos

MAIS QUE UM FILME, UM MOMENTO RELIGIOSO DA ARTE CINEMATOGRÁFICA 

Um dos filmes mais aplaudidos e cultuados do Ettore Scola. E não pode ser diferente: a execução primordial de uma história com um contexto tão pesado é tratada de forma leve, com momentos de tensão definidos de maneira irretocável. O diretor desenvolveu um filme que tem a capacidade de levantar grandes discussões (papel da mulher na sociedade, culto à personalidade e repressão) a partir de um caso que ocorre em um apartamento de Roma.  Inesquecível, que marca o legado de um grande diretor e roteirista da história do cinema. O grande diferencial do Ettore Scola foi saber construir ótimos panos de fundo para seus filmes. Isto não apenas o ajudou na distribuição internacional de seus longas, mas também é de suma importância para o espectador que não tem conhecimento da realidade italiana. No caso de “Um Dia Muito Especial”, o roteiro é montado a partir de um dos encontros mais discutidos da primeira metade do século XX, que foi a visita de Adolf Hitler à Itália de Mussolini, no dia 8 de maio de 1938. O diretor abre o filme com imagens de Hitler no trem que o transportava para Roma, retiradas dos noticiários do regime fascista. Essa base é necessária para entender não apenas o culto à personalidade em cima da figura dos dois ditadores, mas também no envolvimento da sociedade, que fazia questão de presenciar o evento.


Roma, 1938: Hitler é recebido por Mussolini para protagonizar mais um grandiloquente espetáculo fascista, uma monumental e triunfalista parada militar. A massa se veste de preto para cumprir, fascinada, a sua coreografia de morte no grande cerimonial. Esse é o pano de fundo dessa grande obra-prima. Como a lembrar que, no período, até mesmo os documentários eram usados como armas de propaganda, Ettore Scola usa as imagens de um cinejornal oficialesco para remontar àquele momento histórico. Em sua contrapropaganda, o diretor troca o grande teatro totalitarista pelo pequeno teatro da vida, lançando mão de uma estratégia um tanto brechtiana: conserva a "grande história" como fundo enquanto se detém, em primeiro plano, na "pequena história" do encontro entre uma dona de casa fascista, uma "mãe coragem" ainda sem consciência (belissimamente interpretada por Sophia Loren, sem maquiagem, para aparentar cansaço, mas mais bela e segura do que nunca), e um radialista vizinho, perseguido por homossexualismo (Marcello Mastroianni, em um grande momento de sua carreira), duas vítimas do chauvinismo fascista.
Resumindo: UM DIA MUITO ESPECIAL foi realizado em 1977, mas é ambientado em 1938, um pouco antes de estourar a Segunda Guerra Mundial na Europa. Tudo se passa em Roma. Melhor ainda: tudo se passa num único prédio romano, exatamente no dia em que o poderoso Adolf Hitler visita Benito Mussolini, consolidando a aliança que fortalecerá o nazi-fascismo e, conseqüentemente, os terríveis poderes da direita. Nas ruas, os italianos vibram de contentamento, felizes com a importante visita. Dentro do prédio, porém, duas pessoas estão céticas em relação ao momento político e preferem mergulhar nas suas próprias realidades pessoais. Ela, Antonietta (Sophia Loren), é uma dona de casa reprimida, que só tem olhos e braços para os afazeres domésticos. Ele, Gabriele (Marcello Mastroianni), um radialista desempregado e homossexual. Suas angústias individuais silenciosas contrastam com a balbúrdia das ruas. Seus olhares se cruzam e se percebem carentes. Talvez eles jamais se conhecessem, caso não tivessem ficado sozinhos, isolados do falso mundo político que enchia Roma com fogos de artifício. Enquanto isso, a câmera de Ettore Scola passeia pelos corredores e janelas do prédio, com cumplicidade no olhar. Coloca o espectador dentro do mundo do estranho casal. Nasce ali uma história de atração e repulsão como poucas e um vaivem de emoções fortes. Um grande, sensível, notável e belo filme!! Um filme extraordinário!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário