Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 17 de junho de 2017

AS MINAS DO REI SALOMÃO (King Solomon’s Mines) EUA, 1950 – Direção Compton Bennett e Andrew Marton – elenco: Deborah Kerr, Stewart Granger, Richard Carlson, Hugo Haas, Lowell Gilmore, Kimursi, Siriaque, Sekaryongo, Baziga – 103 minutos

         UMA DESLUMBRANTE AVENTURA PELO CONTINENTE AFRICANO


Em 1897, a inglesa Elizabeth Curtis (Deborah Kerr) está decidida a encontrar seu marido, Henry, desaparecido há vários anos na África.  Sua única pista é a cópia de um mapa supostamente mostrando a localização de uma mina de diamantes, a legendária fonte da riqueza do Rei Salomão. Só há um homem capaz de ajudá-la.  Trata-se de Allan Quartermain (Stewart Granger), um caçador e guia de safáris.  Entretanto, como sua mulher morrera alguns anos antes, ele pretende largar suas atividades na África a fim de levar seu filho para estudar na Inglaterra. Ganhou o Oscar de Melhor Montagem e Melhor Fotografia e foi ainda indicado ao de Melhor Filme do Ano, mas perdeu para o extraordinário A MALVADA, com a Bette Davis.
Baseado num famoso conto de H. Rider Haggard, "As Minas do Rei Salomão" é um bom filme de aventuras.  Esse conto foi o primeiro de uma série escrita por Haggard sobre o personagem e, sem dúvida, foi a maior inspiração para George Lucas e Steven Spielberg realizarem a série Indiana Jones. Realizado pelos diretores Compton Bennett e Andrew Marton, o filme inicia e termina com a fantástica batida de tambores e as belíssimas paisagens do continente africano. Em 1937, houve uma versão com a direção de Robert Stevenson. Em 1985, J. Lee Thompson dirigiu uma outra versão com Richard Chamberlain e Sharon Stone nos papéis principais. E em 2004 foi feita uma mini-série, com Patrick Swayze e Alison Doody como protagonistas. Nesta versão de 1950, entre seus pontos altos, encontram-se a deslumbrante fotografia, os magníficos efeitos especiais da época e as ótimas atuações de Deborah Kerr e Stewart Granger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário