Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 29 de julho de 2017

KHARTOUM (Khartoum) Inglaterra, 1966 – Direção Basil Dearden – elenco: Charlton Heston, Laurence Olivier, Richard Johnson, Ralph Richardson, Alexander Knox, Michael Hordern, Johnny Sekka, Nigel Green, Ralph Michael, Zia Mohyeddin, Marne Maitland, Peter Arne, Hugh Williams, Edward Underdown – 134 minutos

ONDE SE DIVIDE O NILO COMEÇA A GRANDE AVENTURA 


     GORDON DEFENDIA A CIDADE DE KHARTOUM EM NOME DO SEU IMPÉRIO

          O MAHDI SITIOU A CIDADE DE KHARTOUM EM NOME DO SEU DEUS
Um grande épico cinematográfico estrelado por dois grandes vencedores do Oscar, Charlton Heston e Laurence Olivier, que se enfrentam neste emocionante drama sobre dois homens e dois impérios. Filmado em glorioso Cinerama, com fantásticas batalhas no deserto preparadas pelo criador da corrida de bigas de “Ben-Hur” (1959), KHARTOUM é "um espetáculo grandioso com perfis históricos impressionantes" (Boxoffice) e com destaque para a sua fotografia primorosa. Em 1883, o primeiro-ministro britânico Gladstone (Ralph Richardson) envia o General Charles Gordon (Heston), exímio diplomata e um homem adorado pelo povo sudanês, a Khartoum, no Sudão, onde milhares de civis estão sendo ameaçados por um fanático muçulmano, o Mahdi (Olivier) que se auto-proclamou “o Esperado”, e seu exército de seguidores árabes. Gordon consegue obter o respeito do Mahdi, mas não consegue evitar que os homens do Mahdi façam um cerco à cidade. Portanto, com tudo a perder, Gordon enfrenta a batalha de sua vida defendendo a antiga cidade de Khartoum. 

A Inglaterra, então responsável pela segurança desses civis, e já não querendo mais gastar tantos recursos em uma guerra fora de suas fronteiras, decide negociar a transferência oficial do poder ao Mahdi, mas exige que todos os civis egípcios e ingleses possam partir de lá em segurança. Esse episódio é pouco conhecido historicamente. O cerco de Khartoum durou 317 dias, às margens do rio Nilo, no ano de 1884. A sua defesa foi realizada por sudaneses e egípcios liderados por Gordon, o general inglês que resolveu ir até às últimas consequências. O roteiro não esconde os defeitos do General, como sua vaidade, procurando dar uma visão equilibrada dos dois lados. Indicado para o Oscar de Melhor Roteiro, escrito por Robert Ardrey e no British Film Institute, Melhor Ator Coadjuvante para Sir Ralph Richardson e Melhor Direção de Arte. KHARTOUM é um espetáculo surpreendente e primorosamente realizado!! Grandioso, inesquecível e magistralmente poderoso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário