Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 19 de setembro de 2017

A AVENTURA (L’Avventura) Itália, 1960 – Direção de Michelangelo Antonioni – elenco: Monica Vitti, Gabrielle Ferzetti, Lea Massari, Dominique Blanchar, Renzo Ricci, James Addams, Dorothy De Poliolo, Lelio Luttazzi, Giovanni Petrucci, Esmeralda Ruspoli, Enrico Bologna, Jack O’Connell, Angela Tommasi Di Lampedusa, Renato Pinciroli – 143 minutos 

            UM DOS MARCOS DA HISTÓRIA DO CINEMA MODERNO 


Continuando o Festival Michelangelo Antonioni iniciado no sábado com “O Deserto Vermelho”, “A Aventura”, um dos três filmes da chamada “Trilogia da Incomunicabilidade”, está na lista dos seus melhores filmes. Uma viagem das entranhas do desejo humano à superficialidade da paixão casual. Narrado magnificamente na atual sociedade europeia, o filme se desenvolve através de cenas vívidas de grande beleza pictórica e sensualidade. A vida de um grupo de pessoas instáveis numa busca constante e sem fim pela realização espiritual e física. Os outros dois filmes são “A Noite” (1961), com Marcello Mastroianni e Jeanne Moreau e “O Eclipse” (1962), com Alain Delon e Monica Vitti. 


“A AVENTURA” conta a história de um grupo de seis burgueses entediados (três casais), que partem para um cruzeiro a uma ilha inabitada e isolada da Sicília. Uma das moças, Anna, em briga constante com o namorado e com o pai, desaparece. Não se sabe se ela simplesmente foi embora por tédio ou se tentou o suicídio. O filme se deterá na busca à mulher e o impacto que o desaparecimento teve em seus amigos – que é quase nenhum. Um dos grandes achados do filme é usar as ilhas, rochas, igrejas, cidades abandonadas e outras maravilhas arquitetônicas e naturais do sul da Itália como metáfora visual do vazio existencial das personagens.  A melhor amiga da desaparecida, Claudia, e seu namorado, Sandro, partem à procura da cidadã em cidades vizinhas. Logo se tornam amantes, não se sabe se por atração física ou se porque não tinham nada melhor mesmo para fazer.
Estrelando Monica Vitti, como Claudia, a mulher solitária, que encontra uma satisfação momentânea onde menos espera. Experimentando em poucos dias a felicidade e uma compreensão chocante da verdade. Gabrielle Ferzetti como Sandro, o arquiteto urbano, sofisticado, que se entrega a uma busca perpétua por satisfação. Ele está envolvido por uma autoindulgência exaustiva. Lea Massari como Anna, sua noiva, cujo comportamento arredio e misterioso tocou as vidas de todos que a amaram. Dominique Blanchar como Julia, frustrada, desesperada e atraída irresistivelmente pela juventude, por homens mais jovens. “A Aventura”, ganhador de cinco prêmios internacionais, é um clássico do cinema moderno, aclamado pelos críticos por sua maturidade e criatividade como uma nova experiência no erotismo cinematográfico. Um filme original, memorável e visualmente impressionante!! Uma obra-prima assustadora!! Um mito para essa Era de ansiedade!! Belo, excitante, inteligente, afiado e extremamente pitoresco.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário