Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 5 de setembro de 2017

LUZ DE INVERNO (Nattvardsgästerna) Suécia, 1962 – Direção Ingmar Bergman – elenco: Gunnar Björnstrand, Ingrid Thulin, Max von Sydow, Gunnel Lindblom, Allan Edwall, Kolbjörn Knudsen, Olof Thunberg, Elsa Ebbesen, Lars-Olof Andersson (Young boy), Eddie Axberg, Ingmari Hjort, Stefan Larsson, Johan Olafs, Christer Öhman – 80 minutos

           UMA AMARGA REFLEXÃO SOBRE A EXISTÊNCIA OU NÃO DE DEUS

O mais aclamado cineasta de todos os tempos realiza o seu primeiro trabalho depois de ganhar dois Oscar, dois anos seguidos – “A Fonte da Donzela” (1960) e “Através de um Espelho” (1961). Ingmar Bergman conquista novos feitos na dramatização ao explorar a vida de um pastor, sua relação com a amante e as pessoas que o cercam. Gunnar Björnstrand é o pastor que luta para encontrar Deus e o amor num mundo de inverno; Ingrid Thulin é a amante, que supera tudo na tentativa de dar seu amor; Max von Sydow, o astro do extraordinário “O Sétimo Selo” (1957) e “A Fonte da Donzela” faz um pescador atormentado e Gunnel Lindblom, a professora Märta, sua esposa. Um casal estranho, preso por um medo compulsivo num mundo que vê somente como hostil. Um filme brilhante interpretado com rara sensibilidade e expressão. Absolutamente imperdível, sério, provocativo e comovente!! Um história forte em mais uma obra-prima do mestre soberano do cinema sueco!!


Dono de uma filmografia praticamente impecável, Bergman conseguiu aproximar o cinema como arte e influenciar cineastas por todo mundo. Woody Allen, por exemplo, nunca escondeu que o admira. Bergman era ateu e em sua filmografia sempre encontramos diversos filmes que falam sobre vida e morte. Desenvolveu o que chamaram a “Trilogia do Silêncio”, também conhecida como “Trilogia da Fé”, no qual “Luz de Inverno” faz parte e termina com “O Silêncio” (1963). Neste filme que, como ele sabia, dificilmente iria agradar a um grande público aborda o silêncio de Deus perante a tantas perguntas. Mesmo que seja um tema difícil para muitos, o cineasta realizou uma obra que resiste ao tempo e envelhece bem. Em comum, os três dramas abrangem questões como crise existencial, amor, religião e morte.
“Luz de Inverno” fala da perda da fé. Não só os fiéis sofrem com as hesitações do pároco descrente: sua amante também é massacrada com a desilusão da autoridade religiosa local, homem distante, incapaz de amar. Ele se culpa pelo suicídio do humilde pescador, dilacerado pelo medo da guerra nuclear então em curso no mundo. É difícil dizer o que mais chama a atenção no filme: a temática – perda de fé –, sempre relevante principalmente para quem é católico; as personagens – não deveria dizer as personagens, mas as pessoas, tal a autenticidade que elas passam; os belíssimos e tocantes diálogos; ou o clima pesado, reforçado pela neve, pelo frio etc. O filme, como outros filmes de Bergman, aparentam serem lugares distanciados de tudo, do mundo moderno (quem imagina, por exemplo, que naquele tempo onde a fé cristã está em seu ápice, depois de voltar das cruzadas, o cavaleiro Antonius, de O Sétimo Selo, teria dúvidas sobre a existência de Deus). Parece que esse fim do mundo que é o mundo de Bergman é incomunicável com seu próprio mundo nas quais as pessoas vivem um outro tempo em suas vidas camponesas. Realizado no apogeu da Guerra Fria, “Luz de Inverno” é uma amarga reflexão sobre a existência ou não de Deus. Uma obra-prima sobre a crise da fé!! Um filme notável e obrigatório!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário