Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 31 de dezembro de 2017

O ÚLTIMO REFÚGIO (The Last Valley) Inglaterra / EUA, 1971 – Direção James Clavell – elenco: Michael Caine, Omar Shariff, Florinda Bolkan, Nigel Davenport, Per Oscarsson, Christian Roberts, Madeleine Hinde, Michael Gothard, Arthur O’Connell, Yorgo Voyagis, Miguel Alejandro, Brian Blessed, Ian Hogg, George Innes, Vladek Sheybal – 125 min

UM HOMEM DE VIOLÊNCIA E UM HOMEM DE PAZ... SEUS OBJETIVOS ERAM DIFERENTES, MAS SEUS IDEAIS ERAM QUASE IGUAIS

O primeiro filme norte-americano da nossa grande Florinda Bolkan, embora em sua maior parte rodado na Áustria, visto que a ação começa em 1641, vigésimo terceiro ano da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) e narra uma história de violência, luxúria, superstições e crueldade, um “background” social talvez evocado sem concessões nem ilusões, bem ao estilo de James Clavell, grande escritor (famoso por livros como “Shogun” e “Tai Pan”), roteirista e também grande diretor, que também dirigiu “No Limiar do Inferno” (1959) e “Ao Mestre, Com Carinho” (1967). O ÚLTIMO REFÚGIO foi seu último trabalho para o cinema, uma produção europeia “Classe A”, baseada no livro de J. B. Pick. Na história, Florinda Bolkan é a amante de Gruber (Nigel Davenport), chefe da aldeia local que havia sido invadida e quase arrasada por uma turma de mercenários, comandada por um Capitão (Michael Caine, em grande atuação). Como Érika, Florinda Bolkan submete o amor do Capitão a bruxarias. Destaque também para a performance perturbadora de Per Oscarsson (o famoso intérprete de “Fome”, em 1966), como o padre Sebastian. Outra grande interpretação é a do ator inglês Michael Gothard, no papel brilhante de Hansen. Infelizmente ele se suicidou em sua casa, em Londres – Inglaterra, aos 53 anos, em dezembro de 1992, por depressão.  A atuação de Florinda Bolkan foi muito elogiada e considerada um marco nessa estreia norte-americana, principalmente considerando a concorrência de interpretações soberbas como de Per Oscarsson, Michael Caine, Michael Gothard e Omar Shariff.  


Durante a Guerra dos Trinta Anos, o único vale que resistiu do conflito vira alvo de dois homens que buscam um refúgio dos conflitos religiosos. Um deles, Vogel (Omar Sharif), um professor de História, é uma das raras pessoas em seu período de tempo, não é nem um camponês nem um nobre. O outro é um líder de um exército mercenário (Michael Caine) encorajada por Vogel em passar o inverno no vale antes de retomar a sua participação no conflito. Agora ambos tentarão conviver em paz com seus habitantes.
O filme se destaca por seu especial realismo histórico, mostrando aspectos e detalhes pouco conhecidos sobre a Peste Negra e a Guerra dos 30 Anos na época. Mas, também pretende atingir certo valor alegórico. Não é bem um épico, nem exatamente um filme de aventuras. É quase uma meditação sobre o amor, o homem e a guerra. É um filme belíssimo, com uma fotografia de encher os olhos e uma história intrigante. Foi lançado em DVD estranhamente com outro título, "O Vale da Morte" (a distribuidora tem o mau hábito de trocar títulos, por isso em DVD recebeu esse péssimo título).


Concluindo, é mais um dos "filmes esquecidos" dos anos 1970. Recebeu a cotação de Excelente e merece ser conferido e apreciado este ótimo trabalho cinematográfico. A trilha sonora com muita qualidade é um outro momento de rara beleza. A ótima direção e roteiro acima destacados compõem outra garantia de validação. O elenco com nomes de respeito já discorrido acima só qualifica a obra. Numa época afogada pelo ódio e mergulhada em insuportável violência dois homens diferentes e de ideais quase iguais serão confrontados num vale, que mudará para sempre suas vidas. Belíssimo, emblemático e arrebatador, apesar de pouco conhecido é uma verdadeira aula de cinema!!!  Um Grande Filme!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário