Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 4 de maio de 2018

ARGENTINA (Zonda: Folclore Argentino) Argentina / França / Espanha, 2015 – Direção Carlos Saura – elenco: Pedro Aznar, Juan Falú, Marian Farías Gómez, Gabo Ferro, Liliana Ferrero, Jairo, Luciana Jury, Horacio Lavandera, Luis Salinas, Walter Soria, Jaime Torres – 85 minutos

       PREPAREM-SE PARA VIVER UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL E ÚNICA!! 

“Argentina” é uma verdadeira declaração de admiração do grande cineasta espanhol, Carlos Saura, à riqueza do folclore argentino, em particular à oriunda da seara musical. Não há no seu percurso de celebração, proposto pelo cineasta espanhol, qualquer inclinação a ancoragens, a aferrar-se demasiadamente a nortes específicos. Passando por diversas vertentes sonoras, ele vai construindo um painel até certo ponto livre, no qual sobressai a magnitude da arte, da herança que atravessa gerações solidificando uma identidade nacional. Carlos Saura é um diretor peculiar, que acredita em um tipo de cinema talvez único na atualidade. Ao invés de desenvolver narrativas, ele explora conceitos através de apresentações de dança e música. Assim foi em vários filmes seus e é também neste “Argentina”.


A música argentina vai além das margens do Rio da Prata. E Carlos Saura – um dos mais importantes cineastas da Espanha, ao lado de nomes como Pedro Almodóvar – sabe bem disso. Nesse belo filme, ele se inspira no vento ‘Zonda’, que sopra com frequência no noroeste do país (e que, inclusive, é o título original do filme). Assim, faz uma viagem de imersão na cultura popular dessa região. E o resultado é de encher os olhos. Aqui, o místico se abraça ao fantástico e às paixões, no qual as cores fortes – o vermelho e o amarelo sobretudo – contrastadas com o escuro predominante do cenário é efervescente e dilacerante. Os atores são colocados em tela para expressar solidão em algumas horas, efusão em outras, fúria nas restantes. É um projeto comovente e com um refinado senso de espetáculo e emoção. Mais uma vez, o cineasta espanhol nos entrega não só uma celebração à música e às diferentes culturas, mas uma ode à vida e suas diferentes e ricas manifestações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário