Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 20 de maio de 2018

O ESTRANHO QUE NÓS AMAMOS (The Beguiled) EUA, 2017 – Direção Sofia Coppola – elenco: Nicole Kidman, Kirsten Dunst, Elle Fanning, Colin Farrell, Oona Laurence, Angourie Rice, Addison Riecke, Emma Howard, Wayne Pére – 93 min.

NA TENTATIVA DE CONSTRUIR PERSONAGENS FEMININAS DENSAS, SOFIA COPPOLA ATUALIZA BRILHANTEMENTE UMA OBRA-PRIMA


O trabalho de Sofia Coppola (“Bling Ring: A Gangue de Hollywood”) na reconstrução deste filme, muito mais do que um simples remake, uma nova adaptação do livro, é notável logo na primeira sequência. Com a remoção de alguns acontecimentos que não influenciam em quase nada na trama principal, Coppola aproveita por contar a história do ponto de vista das mulheres que vivem e trabalham na escola. Dessa forma, além de permitir mais tempo de tela para cada uma delas, o que possibilita a construção de personagens mais profundas, a diretora oferece uma nova visão à obra.


Com “O Estranho Que Nós Amamos”, a diretora adapta o livro clássico de Thomas Cullinan, que já havia sido levado ao cinema na forma de uma produção de 1971, dirigida por Don Siegel, e estrelada por Clint Eastwood. Por mais alardeado que seja que Coppola se baseou na obra literária, a cineasta também usou como fonte o roteiro escrito por Albert Maltz e Irene Kamp para o filme original citado. Na trama, durante a Guerra Civil Americana, que partiu o país, um soldado ferido do Norte (papel de Colin Farrell) encontra abrigo num instituição para jovens mulheres sulistas, que sofrem durante o conflito.


O centro do longa é o jogo subjetivo de ódio, inveja e erotismo que atinge níveis psicodélicos enquanto é vivido pelo enigmático quadrado amoroso Nicole Kidman, Kirsten Dunst (a atriz que já protagonizou dois filmes da diretora), Elle Fanning (que já havia feito Um Lugar Qualquer com Sofia) e Colin Farrell – este último, o soldado resgatado. Em meio a um ambiente ultraconservador, em que a castidade dos modos ditos religiosos e as regras patriarcais do “bela e recatada” sob o comportamento feminino são impostas, a presença do soldado irá envolver a sexualidade das três mulheres protagonistas a tal ponto que atingiremos uma alucinada e macabra situação de psicodelia entre os quatro. Refilmagem digna de ser vista. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário